Português Inglês Espanhol

Escolha de Testes Psicológicos

14/07/2011

Por Nayane Martoni Piovezan

DÚVIDA: Como saber se o teste psicológico é útil e válido para o objetivo da minha avaliação? Quais critérios devem nortear a escolha do teste?

RESPOSTA: Uma avaliação psicológica não deve se basear somente no resultado de um teste psicológico, mas também considerar outros meios de coleta de informação, sendo que a escolha desses meios dependerá do objetivo da avaliação psicológica. Quando se aplica somente um teste psicológico, trata-se uma testagem psicológica e não de uma avaliação.

Antes de mais nada, é preciso que o teste esteja aprovado pelo CFP, isto é, esteja na lista de testes aprovados no site do SATEPSI. A aprovação pelo SATEPSI significa que a ferramenta psicológica atinge os critérios estabelecidos pelo órgão. Esses critérios referem-se a evidências de validade, índices de fidedignidade, dados normativos, entre outros. Ressalta-se que o CFP se baseou nas indicações de órgãos internacionais como International Test Commission (ITC), American Educational Research Association (AERA), American Psychological Association (APA), National Council on Measurement in Education (NCME) e Canadian Psychological Association (CPA).

Após, para saber se o teste é útil para contribuir na avaliação pretendida, há que se analisar criticamente quais são as limitações do instrumento, as vantagens, o modo de aplicação, a população a que se destina (caso haja este tipo de restrição), o método de correção, o embasamento teórico, o contexto no qual o instrumento será utilizado, entre outros quesitos que se façam importantes para cada caso em específico. Isso implica uma leitura atenta do manual do teste considerando, principalmente, os estudos realizados para que fosse evidenciada sua validade e fidedignidade para uma determinada população em determinado contexto, ou seja, que seus resultados e interpretação sejam confiáveis e com um nível de erro aceitável. É realmente imprescindível esse tipo de análise, anterior à escolha do teste a ser utilizado, pois possivelmente decisões serão tomadas advindas do resultado obtido, sendo assim, a pessoa avaliada é a parte mais vulnerável.

Dificilmente um teste psicológico capta tudo o que um construto/fenômeno psicológico representa, por isto podem existir vários instrumentos que mensurem o mesmo fenômeno, porém com focos diferentes. Analisando dessa forma, provavelmente o psicólogo conseguirá escolher, dentre os possíveis, o teste mais adequado para compor sua avaliação acerca daquele indivíduo. E isso (entre outras ações) caracteriza o trabalho como adequado e, consequentemente, diferencia um profissional qualificado.

Para maiores informações acerca das questões aqui respondidas, consulte as referências:
Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) (2010). Lista de testes com parecer favorável. [On line]. Disponível: www2.pol.org.br/satepsi/sistema/admin.cfm.