Português Inglês Espanhol

Uso dos Testes Psicológicos

09/11/2011

 Por Nayane Martoni Piovezan

DÚVIDA: Outros profissionais, não psicólogos, podem utilizar os testes psicológicos? Quais? Além disso, existem testes específicos para uso de educadores?

RESPOSTA: A Lei 4.119 prevê que os testes psicológicos são de uso privativo do psicólogo. A aplicação detestes psicológicos, portanto, incluídos na orientação psicopedagógica também adota essa premissa. A lista dos testes psicológicos  autorizados para utilização por psicólogos está disponível no site do Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (SATEPSI). Para definir se esses testes realmente são de domínio psicológico, além de verificar se atende aos padrões mínimos necessários para aprovação, os membros da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do SATEPSI fazem uma avaliação do instrumento em diversas etapas, de acordo com o que está descrito na Resolução CFP 002/03. Quando o teste é avaliado como não psicológico, aparece em uma lista específica, a qual informa quais testes, dentre os submetidos ao SATEPSI, podem ser utilizados por profissionais de outras áreas. Constam nessa lista, por exemplo, na área educacional, o Teste de Desempenho Escolar (TDE) e a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF).

Para maiores informações acerca questão aqui respondida, consulte as referências:

Conselho Federal de Psicologia (2010). Avaliação Psicológica: diretrizes na regulamentação da Profissão. 1ª Ed. Brasília: CFP. Disponível em http://www.pol.org.br/pol/export/sites/default/pol/publicacoes/publicacoesDocumentos/avaliacao_psicologica_web_30-08-10.pdf.

Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) (2010). Lista de testes com parecer favorável. [On line].Disponível:http://www2.pol.org.br/satepsi/sistema/instrumentos2.htm.