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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 18-1

Oral (Tema Livre)


18-1

Análise da produção científica sobre Burnout em professores

Autores:
Cardoso, Lucila Moraes1, Gomes, Gabriel Vitor Acioly1
1 UECE - Universidade Estadual do Ceará (Av. Silas Munguba, 1700)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Na Lei nº 9.394, que versa sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o professor é caracterizado como um dos pilares do contexto educacional. No entanto, observa-se que o reconhecimento deste profissional está limitado aos dizeres da lei, pois a cada ano há um aumento na quantidade de professores afastados do contexto de trabalho devido a graves problemas de saúde. Assim, objetiva-se fazer uma revisão de literatura sobre os estudos que colocam em voga a avaliação psicológica de professores. Para montar o corpus do trabalho adotaram-se os descritores “Burnout” e “professores” à busca realizada nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online e Periódicos Eletrônicos em Psicologia. Obteve-se 34 artigos relacionados ao sofrimento psíquico e avaliação de professores brasileiros publicados no período entre 2002 e 2014. Para análise quantitativa dos artigos foram consideradas quatro categorias, (1) Informações sobre a autoria dos artigos, (2) Dados sobre a instituição de vínculo dos primeiros autores, (3) Periódico e ano da publicação dos artigos e (4) Objetivos e métodos dos artigos. A maioria das publicações referentes ao Burnout foi produzida por dois autores (47%), sendo os primeiros autores dos trabalhos do sexo feminino (88,2%) e com a titulação de Mestres (50%). O estado do Rio Grande do Sul (35,4%) é detentor de um maior número de publicações. Do total de artigos, 64,6% foram publicados no período entre 2008 e 2014, indicando uma preocupação cada vez maior com a saúde psíquica de professores. Essa crescente apreensão parece ser decorrente de um cenário inquietante de precarização das condições de trabalho dos professores. Os estudos podem ser agrupados em empíricos (76,5%) e teóricos (23,5%), sendo que os empíricos usaram instrumentos de avaliação psicológica para verificar a incidência de Burnout em professores, enquanto que os teóricos fizeram uma análise crítica da situação que os professores vivenciam.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Burnout, Professores