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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 21-2

Poster (Painel)


21-2

Comparação dos níveis de percepção emocional em diferentes faixas etárias

Autores:
Thais Valeria dos Santos de Oliveira1, Eduardo Yudi Huss1, Ana Carolina Zuanazzi2, Fabiano Koich Miguel1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Londrina-PR), 2 USP - Universidade de São Paulo (São Paulo-SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O desenvolvimento emocional se dá desde os primeiros meses de vida, na interação entre a criança e seus pais e cuidadores. A presente pesquisa teve o objetivo de avaliar os níveis de inteligência emocional em diferentes faixas etárias. Participaram 2395 pessoas com idades entre 10 e 72 anos, que responderam ao Teste Informatizado de Percepção de Emoções (PEP). O teste apresenta vídeos de expressões faciais e o participante deve identificar qual ou quais emoções estão expressas no vídeo expressava, entre alegria, amor, medo, surpresa, tristeza, nojo, raiva e curiosidade. Com isso, o PEP avalia duas áreas da inteligência emocional: percepção e compreensão emocional. Os participantes foram separados em grupos abrangendo faixas de 5 anos, iniciando a partir dos 10 anos. Por questão de representatividade, o último grupo englobou as pessoas a partir de 55 anos. O número mínimo de pessoas nos grupos foi 27. Foi conduzida análise de variância (ANOVA) que mostrou resultado significativo F(9, 2281)=11,05 (p=0,000). A plotagem gráfica das médias de cada grupo mostrou uma ascenção da capacidade de perceber emoções do grupo 10 ao grupo 15, com certa estabilidade até o grupo 20 e então declínio dessa capacidade até o grupo 55. Esse resultado se assemelha a outras capacidade de raciocínio, que seguem o mesmo padrão.

Palavras-chave:
 inteligência emocional, desenvolvimento, percepção emocional