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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 35-1

Poster (Painel)


35-1

Avaliação de Estilos Parentais em Pais de Pessoas com Deficiência Intelectual

Autores:
Martin, M.A.F.1, Carreiro, L.R.R.1, Ribeiro, A.F.1, Teixeira, M.C.T.V.1
1 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie (Rua da Consolação, 930)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A convivência e as relações das famílias que possuem entre seus membros uma pessoa com deficiência intelectual tende a ser bastante complexa, especialmente quando se trata de um filho. Estudos destacam que a convivência diária com uma criança com um quadro crônico altera o funcionamento da família, e pode interferir nas práticas parentais. Estilos parentais consistem num conjunto das práticas educativas usadas pelos pais, visando educar, socializar, controlar ou desenvolver valores e comportamentos em seus filhos. Este estudo teve como objetivo avaliar os estilos parentais em mães de pessoas com deficiência intelectual. Para cumprir esse objetivo foram avaliados os estilos parentais (Inventário de Estilos Parentais – IEP) de mães de pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual. As mães foram incluídas independentemente da faixa etária, sexo e escolarização de seus filhos e receberam a Carta de Informação e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido conforme requerimentos éticos de pesquisa com seres humanos.. Nos resultados observamos que a maior parte das mães indicaram estilos parentais abaixo da média e de risco. As práticas parentais positivas (comportamento moral e monitoria positiva) e algumas práticas parentais negativas (disciplina relaxada, monitoria negativa e abuso físico) foram os indicadores que mais contribuíram para este resultado. Assim, conclui-se que é necessário maior atenção às práticas parentais de mães/pais de pessoas com deficiência intelectual, através do desenvolvimento de grupos de treinamento para pais, visando abordar as dificuldades em práticas educativas, bem como as consequências da utilização de práticas negativas.

Palavras-chave:
 Estilos Parentais, Deficiência Intelectual, Avaliação, Pais