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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 35-2

Poster (Painel)


35-2

Avaliação de Estresse e Estilos Parentais em Mães de Pessoas com Deficiência Intelectual.

Autores:
Martin, M.A.F.1, Carreiro, L.R.R.1, Ribeiro, A.F.1, Teixeira, M.C.T.V.1
1 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie (Rua da Consolação, 930)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A literatura aponta que pais de crianças com deficiência intelectual (DI), estão mais suscetíveis a problemas emocionais como ansiedade e estresse, quando comparados a outros pais com filhos sem essa deficiência, principalmente a mãe, que na maioria das vezes abre mão de seus projetos para dedicar-se de forma quase integral aos cuidados do filho. Estudos revelam que quanto maior o nível da deficiência cognitiva, maior a vulnerabilidade dos pais ao estresse e ansiedade. Pesquisas evidenciam que essas famílias tendem a apresentar aumento de estresse e dificuldades de relacionamento, o que afeta o funcionamento familiar e pode levar a dúvidas na escolha de práticas parentais. Estas são os recursos utilizados pelos pais para educar, socializar, desenvolver comportamentos e valores em seus filhos. O objetivo deste estudo foi avaliar indicadores de estresse e de práticas parentais em pais de pessoas com DI. Para tal, foram avaliados os níveis de estresse (Inventário de sintomas de estresse para adultos de Lipp – ISSL) e os estilos parentais (Inventário de Estilos Parentais – IEP) de pais de pessoas com diagnóstico de DI. Os pais foram incluídos independentemente da faixa etária, sexo e escolarização de seus filhos e receberam a Carta de Informação e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados demonstraram que mais da metade dos avaliados apresentaram estresse em algum nível (Alerta, Resistência, Quase Exaustão ou Exaustão), e também revelaram níveis abaixo da média ou comportamento de risco em suas práticas parentais. É possível concluir que há presença de estresse na maioria dos pais avaliados, bem como um comprometimento de suas práticas parentais, sendo indicado que participem de grupos de suporte familiar, a fim de que possam compartilhar suas vivencias diárias, trocar experiências, encontrar novas formas de lidar com as dificuldades, além de exercitarem a expressão de seus sentimentos frente às situações estressoras.

Palavras-chave:
 Estresse, Estilos Parentais, Deficiência Intelectual, Avaliação, Pais