Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 37-1

Poster (Painel)


37-1

CONSTRUÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA A AVALIAÇÃO DOS ESTRESSORES OCUPACIONAIS EM LÍDERES

Autores:
HUGO FERRARI CARDOSO1, EDWARD GOULART JÚNIOR1, DINAEL CORRÊA CAMPOS1, ALINE DE MARCO DA SILVEIRA1, ANA FLÁVIA SCORSATTO1, GABRIELA LOPES ELIAS MARTIN1, MARIANNE RAMOS FEIJÓ1, MÁRIO LÁZARO CAMARGO1
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube,14-01 Bairro:Vargem Limpa 17033-360-Bauru/SP)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Introdução: o estresse tende a minimizar a qualidade de vida das pessoas, afetando seu comportamento nos diferentes âmbitos de sua vida, especialmente no âmbito profissional. Grande parte da literatura específica descreve que o estresse ocupacional seja resultante de um complexo conjunto de fenômenos e não consequência de apenas um fator externo que age sobre o trabalhador. Objetivo: construir um instrumento para mensurar os estressores ocupacionais em trabalhadores que exercem funções de liderança em diferentes níveis dentro de um contexto organizacional. Método: participaram da construção oito pessoas, sendo cinco docentes do curso de Psicologia de uma instituição de ensino superior (IES) pública do interior do estado de São Paulo e três discentes de Psicologia da mesma IES. Para a construção dos itens do questionário foram levadas em consideração duas categorias, sendo essas, Estressores Pessoais e Estressores Ocupacionais. Resultados: o questionário, nesta primeira versão, ficou composto por 75 itens, os quais são respondidos por meio de uma escala do tipo Likert de quatro pontos e agrupados em duas categorias e dentro dessas outras subcategorias, quais sejam Estressores Pessoais (Fatores relacionados às relações interpessoais no trabalho; Problemas familiares – conjugais, filhos, parentes; incompatibilidade na relação família/trabalho; satisfação/motivação com o cargo e/ou trabalho; Perfil pessoal; Orçamento familiar; Insegurança no emprego) e Estressores Ocupacionais (Relação superior x subordinado; Ambiente físico/condições de trabalho; Fatores relacionados à cultura, normas e diretrizes da organização; Políticas e práticas de gestão; Eventos traumáticos). Além dos referidos itens, o instrumento também é composto por um questionário sociodemográfico com perguntas relacionadas ao âmbito pessoal (idade, escolaridade, estado civil, etc.) e à organização em que trabalha (tipo, cargo que ocupa etc.). Conclusão: uma vez que o questionário está construído, os próximos passos do grupo de pesquisa consistirão em realizar estudos visando a busca por evidências de validade e precisão para o mesmo.

Palavras-chave:
 estressores ocupacionais, avaliação psicológica, liderança