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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 55-1

Poster (Painel)


55-1

Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras em crianças de escola pública e particular: comparação de desempenho

Autores:
Batista, L. S.1, Gonçalves, B.1, Bueno, J.1, Dias, N. M.1, Mecca, T. P.1
1 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO (Av. Franz Voegelli, 300 - bloco Prata, andar -1 - CEP: 06020-190, Osasco-SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O desenvolvimento da leitura e escrita ocorre por meio de três estratégias: estratégia logográfica, em que a leitura ocorre por pistas contextuais; estratégia alfabética, na qual desenvolve-se a rota fonológica, a leitura ocorre por decodificação e a escrita por codificação; e estratégia ortográfica, em que se desenvolve a rota lexical e a leitura/escrita ocorre por acesso ao léxico mental. Neste contexto, o presente estudo comparou o desempenho de crianças de escola pública e particular, a partir de um instrumento psicométrico e neuropsicológico cognitivo que avalia competência de leitura de palavras isoladas, o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP). Participaram 57 crianças, com idades entre 7 e 8 anos, estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Fundamental de uma escola pública e uma particular da grande SP. As crianças foram avaliadas individualmente no TCLPP. O instrumento possui sete tipos de itens: corretas regulares (CR), corretas irregulares (CI), vizinhas semânticas (VS), vizinhas visuais (VV), vizinhas fonológicas (VF), pseudopalavras homófonas (PH), e pseudopalavras estranhas (PE). As análises foram realizadas considerando a pontuação-padrão de acordo com a tabela de normatização do manual do instrumento. O desempenho dos grupos foi comparado a partir do Teste t de Student. Estatísticas descritivas mostraram que alunos de escola pública obtiverem menor média em todos os itens do teste. Observou-se desempenho significativamente inferior dos alunos da escola pública nos itens VF, CR e escore total, além de efeito marginal em PH. O desempenho dos alunos, tanto da escola pública como da escola particular, situou-se na classificação média para todos os escores, apesar de médias mais altas para os participantes de escola particular. Esses resultados sugerem a necessidade da elaboração de normas distintas para aplicação do instrumento em crianças de escola particular, uma vez que as normas disponíveis contemplam apenas crianças de escolas públicas.

Palavras-chave:
 desenvolvimento, alfabetização, processos cognitivos