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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 65-2

Oral (Tema Livre)


65-2

Desafios relativos ao ensino de avaliação psicológica durante a graduação

Autores:
Laila Leite Carneiro1,2, AGUIAR, C. V. N.3
1 UNIJORGE - Centro Universitário Jorge Amado (Av. Luis Viana, n. 6775, Paralela Salvador-BA CEP:41.745-130), 2 FAT - Faculdade Anísio Teixeira (R. Brigadeiro Eduardo Gomes, 313, Ponto Central. CEP 4403262.Feira de Santana-BA), 3 BAHIANA - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Av. Dom João VI, nº 275, Brotas. CEP: 40290-000)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Embora os testes psicológicos sejam a única ferramenta de uso exclusivo do profissional de Psicologia, sabe-se que estes ainda são alvo de bastante resistência e descrédito, tanto pela sociedade, quanto pelo próprio psicólogo. Historicamente, reconhece-se que um dos principais problemas relativos ao uso de testes e à prática da avaliação psicológica inicia ainda na formação do profissional de Psicologia. Nesse sentido, este estudo se propõe a discutir os desafios enfrentados no processo de ensino das disciplinas pertinentes à área de avaliação psicológica. Para tanto, foram consideradas experiências de docência vivenciadas em seis instituições de ensino superior da Bahia, entre os anos de 2013 e 2015, abarcando disciplinas como: fundamentos/medidas da avaliação psicológica, técnicas de avaliação psicológica e estágio supervisionado. Dentre as dificuldades elencadas, destacam-se: 1) a variabilidade quanto à carga horária destinada às disciplinas de avaliação psicológica, que, em algumas instituições, não atende à complexidade e à importância da temática; 2) o período de oferta das disciplinas (entre o terceiro e o sexto semestres), que abarca estudantes ainda imaturos e com grande probabilidade de evadir do curso; 3) a resistência dos estudantes em se aproximar de conteúdos associados aos fundamentos da construção de medidas psicológicas (psicometria); 4) a ausência de orientações precisas quanto ao tratamento que deve ser dado ao material dos testes psicológicos quando estes são utilizados em sala de aula com o objetivo de proporcionar a aprendizagem (por exemplo: descartar ou guardar os materiais por cinco anos); e 5) indefinições quanto ao grau em que os estudantes devem ter contato com este material durante a graduação. Diante do exposto, considera-se que o resgate da credibilidade e da qualidade da avaliação psicológica depende, em grande parte, do processo de ensino-aprendizagem das disciplinas a ela relacionadas, sendo necessário pensar novas abordagens e diretrizes para a atuação de docentes da área.

Palavras-chave:
 ensino, avaliação psicológica, graduação