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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 73-1

Poster (Painel)


73-1

Maturidade perceptomotora e compreensão em leitura: estudo correlacional entre medidas de avaliação infantil

Autores:
Pinto, L. P.1, Pereira, L. S.1
1 IPOG - Instituto de Pós Graduação de Goiás (Goiânia - GO)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Diante do aumento da utilização de testes para avaliação das funções cognitivas infantis e da importância em evidenciar possíveis correlações entre testes, o presente estudo teve como objetivo verificar se as funções psicomotoras e o desenvolvimento da compreensão de leitura estariam relacionados, em determinado momento do desenvolvimento. Foram escolhidas duas medidas relacionadas a estes construtos, sendo o Teste Gestáltico Visomotor de Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG), e a Técnica de Cloze. O primeiro, B-SPG, avalia a distorção da forma, compreendida como o desrespeito aos aspectos estruturais dos desenhos, sendo considerados na imprecisão ao desenhar pontos, linhas, retas, curvas e ângulos. O último se propõe a avaliar o progresso da habilidade leitora, por meio da seleção de um texto a partir do qual se omite o quinto vocábulo, de maneira que a criança deve completar as lacunas dando sentido ao texto. Foram investigadas 134 crianças, com idades entre 8 e 10 anos (M=9,48; DP=0,54), alunos dos quartos e quintos anos, de duas escolas, uma pública e uma particular. Em relação ao sexo, 52,2% eram meninos. Os resultados obtidos pelas crianças foram correlacionados, encontrando-se magnitudes baixas e significativas. Quando a idade foi controlada, eliminando o efeito desenvolvimento associado a ambos os fatores, não foram encontradas correlações. Pode-se inferir que os construtos estão relacionados principalmente considerando o aspecto maturacional inerente a eles, porém, quando a variável idade é controlada, essa correlação não foi evidenciada. Deve-se ponderar, entretanto, as limitações do presente estudo, que se refere à amostra reduzida, oferecendo pouca representatividade, assim como apenas dois anos escolares abrangidos. Novos estudos são recomendados, especialmente com grupos mais amplos.

Palavras-chave:
 Avaliação psicológica, Teste de Bender, Compreensão em leitura