Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 80-1

Oral / Poster


80-1

Novas propostas de avaliação de transtornos e processos psicológicos

Autores:
MAURICIO BUENO1, LUCAS DE FRANCISCO CARVALHO3, JOSEMBERG MOURA DE ANDRADE2, AMANDA PEREIRA FRAZÃO2, VALBERTO COSME LIRA5, DANUTA KOSSOBUDZKA DE ANDRADE5, FABIANO KOICH MIGUEL4
1 UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (RECIFE-PE), 2 UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (JOÃO PESSOA - PB), 3 USF - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (ITATIBA-SP), 4 UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (LONDRINA - PR), 5 MPEPB - MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA PARAÍBA (João Pessoa - PB)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Título: Novas propostas de avaliação de transtornos e processos psicológicos Autores: José Maurício Haas Bueno, Lucas de Francisco Carvalho, Josemberg Moura de Andrade e Fabiano Koich Miguel Resumo: Embora o campo da avaliação psicológica tenha se desenvolvido consideravelmente no Brasil nas últimas duas décadas, muito ainda precisa ser feito, como por exemplo, o desenvolvimento de instrumentos para avaliação de transtornos ou dificuldades psicológicas, que causam considerável impacto na vida de quem as experimenta. Por isso, a proposta desta mesa é apresentar os avanços na avaliação e/ou compreensão de processos psicopatológicos. Serão apresentados os modelos diagnósticos subjacentes às avaliações de transtornos de personalidade e um instrumento nacional para avaliação de suas características; um estudo comparativo sobre ansiedade e depressão em idosos internados em instituições de longa permanência e que participam de centros de convivência; outro estudo sobre as distorções na percepção de emoções em pessoas com transtornos psiquiátricos; e uma nova forma de avaliação da experiência emocional do ciúme, bem como uma tipologia do comportamento ciumento. Assim, são apresentados novos instrumentos tanto de autorrelato quanto de desempenho, ou a utilização de instrumentos conhecidos para a detecção de novos aspectos de condições de mau funcionamento psicossocial.

Resumo Apresentador 1

Título: Avaliação e diagnóstico dos transtornos da personalidade Autor: Lucas de Francisco Carvalho Resumo: Os transtornos da personalidade são caracterizados por dificuldades em lidar com si próprio e com os outros de maneira significativa, implicando prejuízos severos na vida do indivíduo, e também por uma evidente rigidez no funcionamento desadaptativo, bem como a manutenção do mesmo. Faz-se, então, de grande importância a avaliação das características patológicas dos indivíduos na tentativa de verificar funcionamentos que se configuram como transtornos da personalidade. Contudo, a avaliação dessas características depende intrinsecamente do modelo diagnóstico subjacente. Esta apresentação tem como objetivo debater os modelos diagnósticos subjacentes às formas avaliativas dos transtornos da personalidade. Além disso, será apresentada uma ferramenta nacional para avaliação das características típicas dos transtornos da personalidade. Espera-se que a discussão fomentada pela apresentação incentive pesquisadores e profissionais da área clínica na busca pelo entendimento das modalidades diagnósticas e seus modos avaliativos derivados, bem como espera-se que a pesquisa nessa área seja estimulada.

Resumo Apresentador 2

Título: Ansiedade e depressão em idosos institucionalizados e não institucionalizados: um estudo comparativo Autores: Josemberg Moura de Andrade, Amanda Pereira Frazão, Valberto Cosme Lira e Danuta Kossobudzka de Andrade Resumo: O crescente número de idosos no país e a expectativa de que estes números aumentem significativamente gera a necessidade de mais estudos acerca desta população. Idosos são mais propensos a transtornos afetivos devido às mudanças que promovem a fragilidade e a dependência na vida desses indivíduos. Este estudo objetivou realizar uma avaliação psicológica de idosos de Instituições de Longa Permanência (ILP) e de idosos que frequentam centros de convivência (CC), comparando-os em relação aos quadros de ansiedade e depressão. A amostra contou com 106 idosos da cidade de João Pessoa/PB, com média de idade igual a 74,94 (DP = 9,28). Do total de idosos, 62 eram residentes de ILP e 44 frequentavam CC. Os participantes responderam a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS) e questionário sociodemográfico. Foram feitas análises de frequência e comparados os fatores da escala HADS a partir do software SPSS, versão 21. Para os idosos das ILP foram observados os seguintes resultados: “ansiedade” (M = 5,6; DP = 4,4) e “depressão” (M = 6,3; DP = 4,7), variando de 0 a 19 em ambos os fatores. Nesse contexto observou-se a presença de idosos com grandes possibilidades de desenvolver quadros ansiosos e depressivos. No caso dos CC, os índices encontrados foram: “ansiedade” (M = 3,3; DP = 3,4) e “depressão” (M = 2,7; DP = 3,1). A variação dos escores foi de 0 a 17 nas duas escalas. Por meio de teste Mann-Whitney foram encontradas diferenças estatísticas significavas e os idosos das ILP pontuaram mais alto tanto em depressão quanto em ansiedade. Discute-se que as mudanças atravessadas por esses idosos no tocante à autonomia, saúde, convívio social e mudanças psicológicas requerem uma maior atenção e cuidado por parte dos diversos agentes sociais e políticas públicas, visando um envelhecimento prolongado e saudável.

Resumo Apresentador 3

Título: Distorção de emoções nas psicopatologias Autor: Fabiano Koich Miguel Resumo: Os transtornos de personalidade frequentemente implicam em uma percepção alterada ou distorcida da realidade. A presente pesquisa estudou os resultados no Teste Informatizado de Percepção de Emoções Primárias (PEP). O teste avalia a capacidade de perceber emoções em vídeos de pessoas. Para esta pesquisa, foi desenvolvida uma pontuação de Distorção, ou seja, a atribuição de emoções que não estão presentes (por exemplo, em um vídeo de expressão de alegria, responder que a emoção é tristeza). Participaram 222 pessoas da pesquisa, sendo que 17 estavam em tratamento psiquiátrico com diagnóstico de algum transtorno. Na comparação entre o grupo de transtornos com pessoas sem diagnóstico, os resultados indicaram que o primeiro grupo apresenta menores escores de percepção emocional e maiores escores de distorção de emoções, em níveis estatisticamente significativos. As distorções de emoções foram comparadas com outros testes psicológicos, e encontrou-se que elas estão relacionadas a traços de personalidade, mas não a capacidade intelectual. Assim, perceber emoções que não estão presentes estão associadas a maior vivência de agressividade, sentimentos de solidão, necessidade de atenção, entre outros.

Resumo Apresentador 4

Título: Avaliação dimensional e tipológica do comportamento ciumento Autor: José Maurício Haas Bueno Resumo: O ciúme é um fenômeno muito frequente em relacionamentos amorosos e não raramente desempenha um papel importante em ocorrências policiais, especialmente as que envolvem violência contra a mulher. No intuito de contribuir para a compreensão desse fenômeno tão corriqueiro e tão pouco estudado, propôs-se a realização deste trabalho, cujo objetivo foram: 1) investigar a possibilidade de captar quatro dimensões da experiência emocional do ciúme: valência, arousal, potência e surpresa, e 2) investigar se o ciúme é uma emoção ou um conglomerado de emoções que possibilita uma variedade de tipos de comportamentos ciumentos. Para isso, 226 participantes jovens adultos responderam um instrumento composto por 23 itens, que descreviam situações evocadoras de ciúme (uma interação entre o/a parceiro/a e um/uma rival atraente). Para cada frase deviam marcar, numa escala Likert de cinco pontos, como se sentiriam diante da situação descrita em termos de: (a) valência (1 – totalmente desagradável até 5 – totalmente agradável); (b) arousal (1 – nenhuma reação fisiológica até 5 – muita reação fisiológica); (c) potência (1 – pouca energia, desmotivação, fuga até 5 – muita energia, motivação, contato) e (d) surpresa (1 – cena comum até 5 – cena totalmente surpreendente). Uma análise fatorial exploratória resultou em quatro fatores, correspondentes aos quatro componentes emocionais, com ótimos índices de consistência interna. Além disso, uma análise de aglomerados aplicada a esses quatro fatores, revelou seis tipos psicológicos quanto à experienciação do ciúme romântico. Esses grupos apresentaram configurações tipicamente relacionadas ao amor, à raiva, ao prazer, à tristeza (dois grupos) e ao medo. Conclui-se que é possível captar a experiência emocional do ciúme por meio de dimensões emocionais e que o ciúme pode ser experienciado de diferentes formas, o que tem implicações teóricas, clínicas e para a avaliação psicológica.

Palavras-chave:
 transtornos de personalidade, ansiedade, depressão, percepção de emoções, ciúme