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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 80-2

Oral / Poster


80-2

Desafios no Ensino da Psicometria na Formação do Psicólogo em Diferentes Níveis de Ensino

Autores:
Maurício Bueno1, Rodolfo Ambiel2, Lariana Paula Pinto3
1 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (Recife-PE), 2 USF - Universidade São Francisco (Itatiba-SP), 3 IPOG - Instituto de Pós Graduação de Goiás (Goiânia-GO)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Título: Desafios no Ensino da Psicometria na Formação do Psicólogo em Diferentes Níveis de Ensino Autores: José Maurício Haas Bueno, Rodolfo Ambiel e Lariana Paula Pinto Resumo: O ensino de avaliação psicológica continua sendo uma preocupação para pesquisadores e professores da área, pois apesar do crescimento dessa área no âmbito da pesquisa e da comercialização de instrumentos de avaliação, a formação em psicologia tem formado profissionais com conhecimentos muito aquém do que seria desejável para a realização de processos de avaliação psicológica válidos e confiáveis. A deficiência nos cursos de graduação tem gerado uma oportunidade para o surgimento de cursos de especialização em avaliação psicológica, que tentam preencher a lacuna de formação nessa área deixada pela graduação. Também nos cursos de pós-graduação stricto senso, o ensino de avaliação psicológica fica comprometido pela heterogeneidade no nível de formação e diferentes níveis de interesse por essa área da psicologia. Assim, essa mesa tem por objetivo apresentar experiências e reflexões sobre o ensino da avaliação psicológica em diferentes contextos: graduação, pós-graduação lato sensu, e pós-graduação stricto sensu. São apresentados os diferentes desafios em cada âmbito de ensino e as estratégias adotadas pelos apresentadores para superá-los.

Resumo Apresentador 1

Título: Ensino de psicometria na graduação em psicologia: a construção de instrumentos como estratégia de ensino Autor: Rodolfo Ambiel Resumo: O ensino de avaliação psicológica em geral e, em específico de psicometria na graduação em Psicologia no Brasil historicamente tem sido pouco privilegiada dentro dos cursos, sendo que a experiência de sala de aula e mesmo relatos disponíveis na literatura apontam que os alunos frequentemente apresentam dificuldades de aprendizagem dos conceitos psicométricos, apresentando-se como uma importante tarefa do docente encontrar meios para que o conteúdo seja lecionado de forma mais integrada à prática do estudante. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma estratégia adotada em uma disciplina de Psicometria do quarto semestre do curso de psicologia de uma universidade particular do interior de São Paulo, que consiste em construir um instrumento de avaliação ao longo do semestre, envolvendo os alunos em todos os passos, desde o levantamento da literatura, passando pela formulação dos itens e coleta de dados, até a realização de estudos de validade, precisão e normatização. Serão apresentados os procedimentos adotados ao longo de três anos em que essa estratégia tem sido utilizada, referentes à evolução da prática enquanto estratégia de ensino-aprendizagem. Em particular, serão apresentados dados referentes a experiência ocorrida no primeiro semestre de 2015, quando os alunos construíram um instrumento de avaliação de interesses profissionais, baseados no modelo de Holland, que contou com a participação de 475 participantes, que demonstrou boas qualidades psicométricas. Os resultados foram compilados em um arquivo que serviu como uma manual do instrumento, utilizado para revisão das avaliações finais. Discute-se as dificuldades encontradas e resultados qualitativos favoráveis da experiência, extrapolando-a enquanto oportunidade de coleta de dados para pesquisas e recrutamento de talentos da graduação para a iniciação científica.

Resumo Apresentador 2

Título: Desafios do ensino da psicometria no lato sensu e sua relação com a prática profissional Autor: Lariana Paula Pinto Resumo: A avaliação psicológica é função privativa do psicólogo garantida por lei. Assim, todos os psicólogos que possuam título e registro podem lançar mão desse processo, caso sua necessidade seja identificada. Considerando esse ponto e a necessidade de amplo conhecimento para a realização de um processo adequado de avaliação psicológica, estudos têm apontado para algumas competências essenciais para essa área. Entre elas, estão os conhecimentos relacionados aos fundamentos psicométricos (precisão, validade, padronização e normatização), e ao processo de construção dos testes psicológicos. Porém, investigações também evidenciam as dificuldades encontradas pelos profissionais em relacionar conhecimentos psicométricos à sua prática, provocando o uso inadequado das medidas, e, ainda, decisões desajustadas. A partir desse paradoxo, o presente trabalho tem por objetivo expor uma forma alternativa utilizada em sala de aula, para apresentar esses conceitos em um curso de pós-graduação lato sensu. A disciplina, nomeada “Fundamentos Psicométricos e Construção de Instrumentos”, é ministrada em um curso de especialização em Avaliação Psicológica. Os alunos nessa modalidade de ensino são profissionais atuantes, provenientes de diversos contextos, porém com pouco ou quase nenhum embasamento sólido e adequado sobre os testes psicológicos, suas propriedades e seus usos. Nesse formato, os discentes têm apenas um fim de semana, período que compreende um módulo do curso, para rever conceitos já visitados na graduação, referentes especificamente aos conceitos psicométricos. O desafio é aproximar essas informações da prática, de maneira que o conhecimento não se torne obsoleto pelo seu desuso. As propriedades psicométricas são apresentadas no que diz respeito à teoria que as embasa, e exemplificadas a partir dos próprios testes psicológicos, promovendo-se, assim, discussões e reflexões sobre sua aplicabilidade prática. Não se trata de uma estratégia engessada, mas o início de uma discussão necessária acerca da formação em avaliação psicológica, principalmente quando o profissional já está diante das demandas profissionais.

Resumo Apresentador 3

Título: Ensino de Avaliação Psicológica no Contexto de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Autor: José Maurício Haas Bueno Resumo: Embora a área de avaliação psicológica tenha conquistado importantes avanços nos últimos 20 anos, a formação em avaliação psicológica ainda continua sendo uma preocupação entre pesquisadores e professores dessa área. Pesquisas mostram, por exemplo, que não há diferenças entre profissionais e estudantes de psicologia quanto ao conhecimento de conceitos de avaliação psicológica. Isso mostra que nem sempre os alunos que ingressam num curso de pós-graduação têm uma formação sólida nessa que é considerada uma área de formação básica em psicologia. Some-se a isso, o fato de que nem todos os estudantes de programas de pós-graduação da área de psicologia têm graduação em psicologia. Esses exemplos mostram que o ensino de avaliação psicológica no contexto de programas de pós-graduação stricto sensu apresenta características peculiares e distintas, dependendo inclusive do tipo de pesquisas realizadas no âmbito de cada programa. Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma experiência de ensino de uma disciplina de construção de instrumentos e também de discutir perspectivas mais amplas de ensino de técnicas de coleta e avaliação de dados no âmbito de um programa de pós-graduação stricto sensu, que não tem a avaliação psicológica como uma de suas linhas de pesquisa. Nesse contexto, a diversidade de interesses e de visões metodológicas pode se constituir em um obstáculo intransponível para o ensino e utilização dos conceitos e técnicas de avaliação psicológica nos projetos desenvolvidos pelos seus alunos. Para lidar com isso, são discutidas algumas estratégias que têm sido utilizadas com bons resultados práticos e algumas perspectivas de ações para implantação no futuro.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 avaliação psicológica, métodos de ensino, estudantes universitários, trabalho docente, formação profissional