Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 91-1

Poster (Painel)


91-1

Teste informatizado e dinâmico de escrita - TIDE: validade de critério em relação à ortografia

Autores:
Léia Gonçalves Gurgel1, Lívia Padilha de Teixeira1, Julianne Wagner1, Natasha Ramos1, Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly2, Caroline Tozzi Reppold1
1 UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Rua Sarmento Leite, 245), 2 UNB - Universidade de Brasília (Asa Norte; 70910900 - Brasília, DF)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Introdução: As dificuldades escolares expressam-se, principalmente, na escrita e na leitura. A ortografia e a produção de texto estão relacionadas às atividades ao longo do processo de escolarização, e sua avaliação adequada é fundamental. O TIDE pretende preencher esta lacuna e visa a avaliar o potencial de aprendizagem em escrita de textos narrativos de adolescentes, sob os princípios da avaliação assistida. Objetivo: buscar evidências de validade com base em critérios externos do TIDE e verificar a relação entre o potencial de aprendizagem em escrita de textos e a ortografia. Método: A amostra contou com 301 estudantes de quinta a oitava série de Porto Alegre, 64,5% do sexo feminino, com idade média de 13,17 (DP=1,42), sendo 8,2% de escola particular. Foram aplicados o TIDE e o Ditado Balanceado de Moojen, em dois encontros. O TIDE possui três escores: o primeiro representa as alterações por elementos da narrativa, o segundo representa a utilização das respostas dadas, e o terceiro a diferença entre os textos pré e pós-teste. O Ditado é categorizado em escore total, conversor fonema/grafema, regras contextuais simples, regras contextuais complexas e irregularidades da língua. Resultados: Por meio de correlação de Spearman, observaram-se correlações significativas negativas entre os três escores do TIDE e a categoria de erros em regras contextuais complexas do Ditado. Apenas o escore 2 do TIDE correlacionou-se negativamente com as demais categorias de erros do Ditado, como em conversor fonema/grafema, regras contextuais simples, irregularidades da língua e o total de erros no ditado . Conclusão: Quanto melhor o desempenho do sujeito no TIDE, menor o número de erros relacionados aos critérios ortográficos, revelando coerência entre os processos da escrita avaliados. O TIDE apresenta evidências de validade de critério em relação aos tipos de erros ortográficos, sendo adequado para avaliação do potencial de aprendizagem de escrita de adolescentes.

Palavras-chave:
 Estudos de validação, Escrita, Avaliação Assistida