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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 103-1

Poster (Painel)


103-1

Bateria de Avaliação de Indicadores de Depressão Infantojuvenil (BAID-IJ): estudos preliminares

Autores:
Lisandra Borges1,1, Lisandra Borges1,1, Serpa, A. L. O.1, Baptista, M. N.1
1 USF - Universidade São Francisco (Rua Alexandre Rodrigues, 45 Itatiba Cep 13251-900)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Poster A depressão em crianças e adolescentes vem alcançando índices alarmantes, evidenciando cada vez mais a necessidade do diagnóstico precoce do transtorno. Considerando que o construto depressão possui estreita relação com outros indicadores, e considerando um rastreamento amplo dos sintomas, construiu-se a Bateria de Avaliação de Indicadores de Depressão Infantojuvenil (BAID-IJ), a qual se propõe a mensurar os sintomas nucleares da depressão, solidão, desamparo, autoestima e autoconceito. Participaram do estudo inicial da bateria, 962 crianças e adolescentes, todos com idades entre de 8 a 18 anos (M=13,34; DP=2,64). Dentre eles, (n=15; 1,6%) eram do serviço de ambulatório de saúde mental infantil, e (n=21; 2,2%), do ambulatório de saúde do adolescente, todos apresentavam queixas de dificuldades emocionais, os quais estavam em atendimento psicoterapêutico. O terceiro grupo era formado por (n=14; 1,5%) crianças e adolescentes abrigados e o quarto grupo formado por escolares (n=912; 94,8%). A BAID-IJ contém 91 itens que se propõem a avaliar depressão (20 itens), solidão (17 itens), desamparo (17 itens), autoestima (19 itens) e autoconceito (18), distribuídos em cinco escalas em formato do tipo Likert de três pontos “Não/Nunca; “Às vezes” e “Sim/Sempre”. É pedido ao respondente que leve em consideração seus pensamentos, sentimentos e comportamento nos últimos 15 dias. A análise da estrutura interna indicou uma estrutura latente bifatorial, com a técnica Bifatorial ESEM, com um fator geral e cinco fatores de grupo para a BAID-IJ. Estudos complementares de validade estão sendo realizados.

Palavras-chave:
 modelo bifactor, psicometria, avaliação psicológica