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128-1 | Comportamentos Externalizantes, Percepção de Suporte Familiar e Pensamentos Automáticos em Adolescentes | Autores: | Janaína Pacheco1, Luana Souza1, Pamela da Silva Nunes1, Tamara Endrissi1 1 UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Rua Sarmento Leite, 245. Porto Alegre) |
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Resumo: Resumo Geral da Mesa
Introdução: Estudos sobre problemas de comportamento em crianças e adolescentes são importantes para a compreensão de sua influência no desenvolvimento, impacto na saúde e identificação de fatores de risco e de proteção. Problemas externalizantes caracterizam-se por comportamento desafiador, agressividade, impulsividade e quebra de regras.
Objetivo: Este estudo objetivou investigar os problemas de comportamento externalizantes e sua relação com percepção de suporte familiar e os pensamentos automáticos em adolescentes. Método: Participaram do estudo 176 estudantes (62,5% do sexo feminino e 36,5% do sexo masculino) de duas escolas públicas de Porto Alegre - RS e região metropolitana. A média de idade foi 16,7 anos. Os instrumentos utilizados foram o Youth Self-Report (YSR), o Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF), a Escala de Pensamentos Automáticos (EPA) e um questionário de avaliação econômica. Esses instrumentos foram aplicados coletivamente nas salas de aula.
Resultados: Os resultados indicaram associação negativa dos problemas externalizantes com os fatores Afetivo-Consistente e Adaptação do IPSF e uma correlação positiva com os pensamentos automáticos negativos. Foi encontrada correlação negativa entre percepção de suporte familiar e pensamentos automáticos negativos. Os grupos clínico e não-clínico diferiram significativamente em quase todos os aspectos familiares e pensamentos automáticos avaliados.
Conclusão: O estudo apontou que a percepção do adolescente em relação ao suporte familiar e os pensamentos automáticos negativos estão envolvidos nos comportamentos disruptivos, e enfatizou a importante função da família como local de afeto e consistência para a prevenção desses problemas.
Palavras-chave: Externalização, Pensamentos automáticos, Suporte familiar |