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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 139-1

Poster (Painel)


139-1

Avaliação da atenção em crianças de Ensino Infantil e Fundamental

Autores:
Ana Paula Prust Pereira1, Natália Martins Dias2, Alessandra Gotuzo Seabra1
1 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie (Rua da Consolação, 930, Prédio 38, Centro 01302-907 - São Paulo/SP - Brasil), 2 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO (Av. Franz Voegelli, 300 bloco prata, andar -1 cep: 06020-190 Osasco - SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Avaliar a atenção em séries iniciais da educação básica pode ajudar a identificar precocemente dificuldades e implementar estratégias que favorecem o desenvolvimento desta habilidade que, por sua vez, está diretamente relacionada com aprendizagem acadêmica. O Teste de Atenção por Cancelamento - TAC, validado e normatizado no Brasil, é composto por três matrizes impressas com diferentes tipos de estímulos que avaliam a atenção seletiva e a atenção alternada. A tarefa consiste em assinalar todos os estímulos iguais a um estímulo-alvo anteriormente determinado. O presente estudo comparou os desempenhos de crianças de 5 e 6 anos de idade, alunas do último ano do Ensino Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental no TAC. Participaram 174 crianças, alunas de 12 classes de 3 escolas de um município da grande São Paulo. O desempenho no TAC foi medido por meio do número de acertos em cada uma das três partes e no total do teste. O instrumento foi aplicado individualmente com duração aproximada de 10 minutos em sala disponibilizada pelas escolas durante o período regular de aula. Os resultados revelam diferenças significativas em função da idade nas partes 1 e 2 do TAC; não houve diferenças na parte 3 e no desempenho total no instrumento. Assim, as crianças de 5 anos apresentaram desempenhos inferiores em tarefas mais simples de atenção, porém, em tarefa que exigia maior demanda atencional, não houve diferença de desempenho entre as idades. Tal achado pode estar relacionado ao desenvolvimento destas habilidades, ou seja, aquelas mais complexas, a exemplo da atenção alternada, podem ter um curso de desenvolvimento mais longo, ainda não havendo diferença importante na faixa avaliada. Portanto o TAC, enquanto instrumento neuropsicológico, pode ser uma ferramenta útil à avaliação da atenção em crianças pré-escolares e no curso do Ensino Fundamental.

Palavras-chave:
 Atenção, Avaliação, Ensino Intantil, Instrumento neuropsicológico, Teste de atenção