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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 165-2

Oral (Tema Livre)


165-2

Estudo comparativo por idade do Teste de Zulliger em uma amostra do Ceará

Autores:
Gabriel Vitor Acioly Gomes1, Hátila Estevam de Castro1, Lucila Moraes Cardoso1
1 UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (Av. Dr. Silas Munguba, 1700. Itaperi.)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Este trabalho é resultado da coleta de dados parciais da pesquisa “Evidências de Validade e Normatização de Métodos Projetivos para Crianças do Nordeste Brasileiro”, desenvolvida pelo Laboratório de Estudos e Práticas em Avaliação Psicológica (LEAPSI). O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo comparativo por idade dos resultados obtidos na pesquisa sobre o Teste de Zulliger. Participaram desta pesquisa 77 crianças com idade entre 6 e 11 anos (M=8,7; DP=1,4), sendo 39 (51%) meninas e a maioria estudantes do turno matutino (73%). Todos os estudantes eram de uma escola particular de pequeno porte, localizada no município de Fortaleza. Como critério de inclusão da amostra considerou-se a criança não ter histórico de reprovação escolar, estar cursando a série correspondente a sua faixa etária e não ter tido intervenção psicológica e/ou psiquiátrica. Adotou-se também o desempenho da criança no teste de Raven, optando-se por selecionar somente crianças que obtiveram desempenho mediano ou superior neste teste de inteligência. Após fazer a comparação de média das variáveis do Zulliger de acordo com as diferentes idades, por meio da ANOVA, observou-se diferenças significativas no Determinante forma (F), sendo maior nas crianças de 9 e 10 anos e menor nas crianças de 6 e 11 anos; Soma qualidade de desenvolvimento o (DQo), maior nas crianças de 9 e 10 anos e menor nas crianças de 6 e 11 anos; Soma determinante vista-forma (VF), maior nas crianças de 11 anos; Soma da Qualidade Formal - (FQ-), maior nas crianças de 9 e 10 anos e menor nas crianças de 6 anos. O presente trabalho contribuiu para a Avaliação Psicológica no Ceará, na medida em que contribui às evidências de validade do Teste de Zulliger para esse contexto.

Palavras-chave:
 Medida Projetiva da Personalidade, Psicometria, Teste de Zulliger