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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 184-1

Oral (Tema Livre)


184-1

O que o Enem avalia?

Autores:
Ferreira-Rodrigues, C.F.1, Primi, R.1
1 USF - Universidade São Francisco (Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45 CEP 13.250-440), 2 USF - Universidade São Francisco (Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45 CEP 13.250-440)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Enem se propõe avaliar um conjunto de competências globais e habilidades desenvolvidas ao final da escolaridade básica. Apesar do crescimento do exame, há divergências quanto ao aspecto estrutural (5 competências e 21 habilidades), quanto a sustentação empírica da medida de 5 competências, a confusão de termos, dificuldade de medir certos aspectos anunciados e abrangência teórica e o que realmente o exame consegue operacionalizar. Além disso, não há estudos empíricos com a prova nos manuais do Enem. Nesse sentido, o presente estudo verificou empiricamente o que o Enem avalia. Para tanto, foi realizada uma análise fatorial dos itens da prova de 2006 (antigo Enem) por meio da full information factor analisys em uma amostra de 666.042 estudantes. Foram encontrados dois fatores que explicam 20,6% e 2,9% da variância (Eig1/Eig2=4,54, Rotação Promax r (f1 vs f2)=0,67. Com isso, embora tenham sido encontrados 2 fatores, eles estão correlacionados, portanto, há um fator geral subjacente composto principalmente por características de Gc, Gq, Gf, Gv (modelo CHC). Os itens do fator 1 possuem a característica de ter que identificar e aplicar conceitos de matemática, relacionar informações e fazer deduções, além de aplicar conhecimentos básicos de matemática em problemas do cotidiano. Os itens do fator 2, requer decodificação e compreensão em leitura (vocabulário e rapidez, automatização), relacionar ideias e fazer deduções de conhecimento geral e cultura. Desse modo, não não há sustentação empírica para a proposta teórica do Enem, contudo, a prova consegue ser explicada por algumas habilidades cognitivas do modelo CHC.

Palavras-chave:
 Avaliação Educacional, Inteligência, Validade