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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 196-1

Oral (Tema Livre)


196-1

Validação do instrumento AIDA aplicado em grupos contrastantes na amostra de Cuiabá/MT

Autores:
Alessandra Souza1, Daiane Sales1, Larissa Queiroz1, Yasmin Chacur1, Elizabeth Lenhardt2, Rosangela Ribeiro1
1 UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (Av: Fernando Corrêa da Costa, s/n Coxipó Cuiabá/MT CEP 78060-900), 2 UNIVAG - Universidade de Várzea Grande (Av Dom Orlando Chaves, 2655 Cristo Rei Várzea Grande/MT CEP: 78118-000)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Este trabalho integra o projeto multicêntrico nacional de Avaliação do Desenvolvimento da Identidade em Adolescentes - AIDA: Tradução, Padronização e Validação no Contexto Brasileiro, que busca validar este instrumento de identificação de traços de personalidade difusa. Para a amostra nacional, Cuiabá/MT também teve sua contribuição. Esta amostra contou com 113 adolescentes voluntários, com idades entre 12 e 18 anos, divididos em dois grupos contrastantes, sendo o grupo 1 formado por adolescentes de escolas de Cuiabá (pública, privada e rural) e o grupo 2 formado por adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em um Centro Socioeducativo (32) e em situação de violência e vulnerabilidade social atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (15). Dos grupos contrastantes 58,4% (66/113) pertencem ao grupo 1 e 41,6% (47/113) pertencem ao grupo 2. Considerando o sexo, 55,8% (63/113) são do sexo masculino e 44,2% (50/113) do sexo feminino. Para a variável idade, foram contempladas 8 categorias com idade média total de 15,4 anos (dp = 1,88), sendo que, para o grupo 1, a maior frequência ficou entre as idades de 14 e 15 anos, 19,7%, e no grupo 2 a maior frequência está para a idade de 17 anos, com 29,8%. Sobre a escolaridade, a maioria do grupo 1 está cursando o ensino fundamental, com 44,0%, seguido do ensino médio completo com 34,8%, destoando do grupo 2 onde 63,8% cursa o ensino fundamental e nenhum tem ensino médio completo. Resultados: O estudo ainda encontra-se em análise quanto aos resultados, mas o estudo piloto demonstrou que os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e situação de violência e vulnerabilidade social apresentaram mais dificuldades no desenvolvimento da identidade, mostrando que o instrumento é sensível a esse tipo de amostra. Conclusão: Os estudos com esse instrumento vêm demonstrando sensibilidade para a avaliação dessa população.

Palavras-chave:
 AIDA, Validação, Cuiabá