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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 206-1

Poster (Painel)


206-1

AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA PsycARTICLES(2010/2014)

Autores:
Jean Luca Lunardi Laureano da Silva1, Larissa Silva Sebastião1, Elza Maria Tavares Silva1
1 UMC - Universidade de Mogi das Cruzes (Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200 Mogi das Cruzes - SP - Cep: 08780)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

As conceituações das abordagens da avaliação psicológica e da avaliação comportamental apresentam posturas metodológico-filosóficas ainda distantes, apesar da aproximação que pode ser estabelecida pelas considerações do Conselho Federal de Psicologia e por analistas comportamentais quanto aos objetivos destas duas avaliações. Ressalte-se, assim, a importância das pesquisas que são feitas em produção científica, pois colaboram na avaliação tanto da qualidade quanto da quantidade de conhecimentos que os pesquisadores estão realizando. O objetivo geral da pesquisa foi realizar uma metanálise da produção científica sobre avaliação comportamental/behavioral assessment na base de dados PsycARTICLES(2010/2014), publicada pela American Psychological Association. Os objetivos específicos consistiram na análise da autoria, instrumentos utilizados, faixa etária dos sujeitos e temática, contidos nos resumos levantados (N=74). A pesquisa realizada foi do tipo bibliográfica e de metanálise. Os registros foram feitos em planilhas, que viabilizaram atender aos objetivos propostos. Os resultados obtidos em relação à autoria evidenciam que a categoria “Mista (masculino e feminino)” (67,57%) é significativamente superior (χ2o=73,76 e χ2c=7,81, p≤0,05), o que revela a tendência atual na produção científica. Quanto aos instrumentos utilizados, a categoria “Outros instrumentos” (37,38%) é estatisticamente significante (χ2o=103,92 e χ2c=14,06, p≤0,05), levando a concluir que é preciso uma maior especificação do tipo de instrumento utilizado nas pesquisas. Considerando a faixa etária dos sujeitos, o item “Sem especificação” com 45,88% evidencia significância estatística (χ2o=157,92 e χ2c=16,91, p≤0,05). Já em relação à temática, a categoria “Avaliação psicológica clínica e da saúde” (36,03%) é estatisticamente significante (χ2o=127,85 e χ2c=14,06, p≤0,05), o que pode estar de acordo com o caráter ainda predominantemente clínico e da saúde na psicologia atual. Os resultados sugerem a necessidade de uma constante realização de metanálise nesta área de pesquisa, o que é relevante, face às evidências que se têm obtido no mundo acadêmico.

Palavras-chave:
 divulgação documental, avaliação do conhecimento, cientometria