Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 219-2

Oral (Tema Livre)


219-2

Seleção e acompanhamento dos alunos dos Cursos de Capacitação Profissional Contribuições para diminuição da evasão

Autores:
Moretto, Scheila Mara Fogaça1, Becker, Scheila M. S.1
1 FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara (Av. Oscar Martins Rangel, 4500 - ERS 115 95600-000 - Taquara - RS)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Esse estudo busca analisar as contribuições da avaliação psicológica para a seleção dos alunos dos cursos do PRONASCI, bem como do acompanhamento sistemático destes durante o curso, visando à diminuição da evasão. Por meio de uma metodologia descritiva analítica, os dados de evasão verificados nos cursos realizados em parceria com o SENAI Lindolfo Collor, ofertados pela SEMUSP de São Leopoldo e que fazem parte do Projeto Prevenção Comunitária – Ação 76 do PRONASCI da SENASP realizados nos anos de 2012 e 2013 foram comparados com os dados da evasão na escola regular no Brasil e nos cursos ofertados por meio do PRONASCI e PRONATEC. Durante o processo seletivo foram avaliadas a atenção, personalidade, desejo e motivação para os cursos, essa avaliação foi realizada por uma equipe interdisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais. Durante o curso foram realizadas atividades grupais e individuais trabalhando principalmente as questões de apoio e motivação, bem como preparando esse aluno para o mercado de trabalho. Tal análise indicou que o índice geral de evasão do presente estudo foi de 9,5%, sendo que em outros cursos similares ofertados pelo PRONATEC os índices de evasão são muito superiores (Minas Gerais – 25,45% e 59%, Santa Catarina – 32,4%, Rio Grande do Sul – 30%, Mato Grosso do Sul – 63%), bem como os índices de evasão da escola formal em Porto Alegre (18,7%). Com isso podemos inferir que o processo seletivo auxiliou na diminuição da evasão dos cursos de qualificação profissional. Com destaque para o papel da avaliação psicológica nesse processo, que contribuiu na verificação da motivação e a capacidade de acompanhamento do curso por parte do candidato. Além disso, o acompanhamento formal e continuado dos alunos no decorrer do curso também parece ter auxiliado na diminuição dos índices de evasão.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Evasão, Cursos do PRONASCI