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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 237-1

Oral (Tema Livre)


237-1

O RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO SOB A PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Autores:
Maisch1
1 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Diante da necessidade de avaliar psicologicamente o raciocínio lógico-matemático em pesquisas científicas e espaços clínicos é que se formula um instrumento específico para este fim. O Teste de Avaliação Psicológica das Matrizes do Raciocínio Lógico-Matemático para Adolescentes (TRMa) está fundamentado teoricamente na psicogenética piagetiana, inspirado pela estrutura da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de diversas edições e utiliza-se, em decorrência disso, de três eixos temáticos: a aritmética, a geometria e a análise combinatória. Este estudo tem o objetivo de levantar propriedades psicométricas do referido instrumento. O TRMa tem o intuito de mensurar o raciocínio lógico-matemático através de resolução de situações-problema típicos do Ensino Médio que requerem conhecimento matemático formal ou não. Participaram do estudo 41 adolescentes de 14 a 18 anos de idade devidamente matriculados na escola regular. Nesta faixa etária são requisitados dos adolescentes a capacidade de resolução de problemas que mobilizam estruturas cognitivas típica do estágio das operações formais. Para se levantar as características psicométricas do instrumento foi levantada medida de precisão de Kuder-Richardson (fórmula 20) e análise de dificuldades dos itens pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados apresentaram índice de precisão de 0,677, estrutura unifatorial e adequação dos itens diante do traço latentes apresentados pelos adolescentes apontada pela TRI. Os resultados mostram a viabilidade de construção de instrumento de Avaliação Psicológica específico do raciocínio matemático e mostraram indícios de possibilidades para o aprofundamento do TRMa em estudos futuros, aumentando-se o tamanho da amostra e incluindo-se mais itens desde que se conserve a estrutura inicial que contempla os mesmos eixos temáticos da OBMEP.

Palavras-chave:
 Adolescentes, Matemática, Raciocínio