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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 256-1

Poster (Painel)


256-1

O Processo de Orientação Vocacional e seus benefícios

Autores:
Manuela Tenório1
1 CESMAC - Centro Universitário Cesmac (Rua Íris Alagoense, 437)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Consiste na discussão sobre os possíveis efeitos do processo de orientação vocacional para alunos pré-vestibulandos (ou do ensino médio) a partir de um relato da experiência prática de um curso de avaliação psicológica. Foi realizado um processo de avaliação psicológica para orientação vocacional com alunos de uma escola, de ensino regular, com o objetivo de proporcionar ao cliente um norteador para a sua futura formação acadêmica. O processo foi realizado em três encontros, sendo o primeiro a aplicação do Teste QUATI - Questionário de Avaliação Tipitológica (com 93 questões subdivididas em 6 situações, a festa, o trabalho, a viagem, o estudo, lazer e vida pessoal, sendo as 5 primeiras com 15 questões e a última com 18 questões) e do Teste AIP – Avaliação dos Interesses Profissionais. O segundo encontro consistiu na entrevista inicial, com levantamento do histórico da vida do cliente em seus aspectos familiares, sociais, escolares e profissionais. O terceiro e último encontro foi a Devolutiva, que é uma avaliação embasada nos pressupostos técnico-metodológicos. Os encontros tiveram uma duração de 50 minutos e ocorreram em Três semanas consecutivas. Após este processo foi realizada uma avaliação da atividade com os estudantes de Psicologia participantes do processo para verificar as implicações decorrentes da orientação vocacional.

Palavras-chave:
 Orientação Vocacional, Testes, Avaliação Psicológica