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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 260-1

Poster (Painel)


260-1

EM BUSCA DE UM PASSADO ESQUECIDO: UM PSICODIAGNÓSTICO COMPREENSIVO

Autores:
Vitória Rodrigues1, Priscilla Hadassa1, Tatiana Tostes1
1 UNIFOR - Universidade de Fortaleza (Av. Washington Soares, 1321 - Bairro Edson Queiroz. Fortaleza/CE)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Este trabalho foi um exercício proposto pela disciplina de Prática Integrativa VI, do curso de Psicologia, da Universidade de Fortaleza. A referida disciplina se propõe a conceder aos alunos a experiência de acompanhar um paciente em um processo de psicodiagnóstico. A aplicação dos testes, juntamente com as entrevistas, nos ajudou a compreender a problemática trazida e o objetivo foi alcançado a partir da utilização da técnica de descrição, análise e interpretação de processos psicológicos e comportamentais. O psicodiagnóstico foi do tipo compreensivo, e foi realizado com uma adolescente de 16 anos atendida no Serviço de Práticas Psicológicas (SPP) da referida universidade. A paciente chegou ao SPP trazendo uma queixa de perda de memória. Ela relata que esqueceu sua infância após uma convulsão aos 9 anos. A partir desse fato iniciou tratamento medicamentoso com uso de Gardenal®. Quando interrompeu esse tratamento, convulsionou novamente aos 15 anos. Já realizou três tomografias, e nada foi detectado. O período de realização do processo de psicodiagnóstico ocorreu entre os meses de setembro e novembro de 2014, uma vez por semana e as sessões tiveram duração de 50 minutos, totalizando onze encontros. Neles foram realizadas: duas entrevistas iniciais; aplicação de instrumentos como HTP, NEUPSILIN, Teste de Apercepção Temática (TAT), Escala de Autoconceito infanto-juvenil (EAC-IJ), Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF), R1 e D2; entrevista de devolução. Não foram verificados prejuízos cognitivos, porém, a dinâmica familiar demonstra que há conflitos mal elaborados pela paciente que devem ser vivenciados no contexto psicoterapêutico. A base teórica utilizada para análise do caso foi a psicanálise. A partir do conceito de lembranças encobridoras, compreendemos que a paciente apresenta um esquecimento considerado por Freud típico de quadros neuróticos e que a partir de um processo analítico a paciente poderá rememorar sua infância, já que afirma querer relembrar seu passado.

Palavras-chave:
 Psicodiagnóstico compreensivo, Memória, Adolescência