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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 287-1

Poster (Painel)


287-1

A avaliação da percepção emocional em jovens com Síndrome de Down

Autores:
Ana Carolina Zuanazzi1, Eduardo Yudi Huss2, Fabiano Koich Miguel2
1 USP - Universidade de São Paulo (Av. Professor Mello Moraes, 1721 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-030), 2 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid, Pr 445 Km 380, Londrina-PR)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A inteligência emocional diz respeito ao uso de capacidades cognitivas e informações emocionais na adaptação e desenvolvimento tanto individual quanto social. O construto é dividido em quatro capacidades: 1) percepção emocional, 2) facilitação emocional, 3) compreensão emocional e 4) gerenciamento emocional. A primeira dessas quatro capacidades foi objeto de estudo da presente pesquisa. O objetivo foi verificar as propriedades psicométricas do Teste Informatizado de Percepção de Emoções Primárias (PEP) por meio de estudo de um grupo critério. A literatura científica demonstra que indivíduos portadores de algumas síndromes, como o caso da síndrome de Down, apresentam baixa capacidade de percepção emocional. Foram então selecionados, como grupo critério, 18 indivíduos diagnosticados com Síndrome de Down (SD) e 1884 indivíduos do grupo normativo que não tinham esse diagnóstico ou suspeita. O Grupo 1 (SD) obteve média -1,81 (DP=0,98) e o Grupo 2 (normativo) obteve média 0,99 (DP=0,58). A fim de verificar se a diferença era estatisticamente significativa, foi realizado teste t de Student, que resultou em t=12,12 (p=0,000), e d de Cohen, que resultou em 3,48. Os resultados indicam que os dois grupos se mostraram como bastante diferenciados, o que confirma o prejuízo no reconhecimento emocional em pessoas com Síndrome de Down. Porém, ao se verificar a distorção no PEP (atribuição inadequada de emoções, como responder raiva a uma expressão de alegria), não houve diferença significativa (t=1,11; p=0,266). Estudos anteriores mostraram que as distorções estão relacionadas a características afetivas e de personalidade, e não intelectuais. Portanto, pode-se concluir que a baixa capacidade de reconhecimento emocional na Síndrome de Down deve-se às características cognitivas desse quadro e não afetivas.

Palavras-chave:
 Psicometria, Inteligência Emocional, estudos de validade