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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 288-1

Oral / Poster


288-1

Avaliação psicológica em crianças e adolescentes: propostas de instrumentos

Autores:
Tatiana Nakano1, Ricardo Primi2, Priscila Zaia1, Karina Oliveira1, Solange Wechsler1, Rauni Alves1
1 PUC-CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Av. John Boyd Dunlop, s/n), 2 USF - Universidade São Francisco (Itatiba)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A mesa tem por objetivo apresentar instrumentais psicológicos que estão sendo desenvolvidos no país para avaliação de crianças e adolescentes, focando diferentes construtos, assim como estudos envolvendo suas qualidades psicométricas. As duas primeiras apresentações tem como foco a temática das altas habilidades/superdotação, sendo que, a primeira contempla uma bateria de avaliação do fenômeno e, a segunda, uma escala de autorrelato. A terceira apresentação baseia-se na avaliação da criatividade através da proposta de um novo sistema de interpretação do teste do Desenho da Figura Humana e, por fim, a quarta apresentação foca-se nos estudos envolvendo uma Bateria de Identificação dos Sinais de Dislexia.

Resumo Apresentador 1

Apresentação 1: Evidências de validade da Bateria de Avaliação das Altas Habilidades/Superdotação para crianças e adolescentes Tatiana de Cássia Nakano (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) Ricardo Primi (Universidade São Francisco) Considerando a inexistência de instrumentos desenvolvidos no Brasil, especificamente para a avaliação de indivíduos portadores de altas habilidades/superdotação, a construção de uma bateria para avaliação das altas habilidades / superdotação foi iniciada em 2012, composta por subtestes que avaliam os construtos inteligência (por meio de provas de raciocínio: verbal, numérico, lógico e abstrato) e criatividade (figurativa e verbal), além de uma escala para professores (de identificação de comportamentos relacionados às cinco áreas que compõem o fenômeno: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade, talento artístico). O instrumento será apresentado, assim como resultados de estudos psicométricos focados na busca por evidências de validade do instrumental. Os resultados, favoráveis, indicam a adequação da bateria para seu propósito. Palavras-chave: avaliação psicológica, evidências de validade, inteligência, criatividade. Agência financiadora: CNPq

Resumo Apresentador 2

Apresentação 2: Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação. Priscila Zaia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) Tatiana de Cássia Nakano (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) Considerando as diversas dificuldades encontradas na temática das Altas Habilidades / Superdotação (tais como definição, identificação / avaliação de indivíduos, ausência de instrumentos específicos), a presente pesquisa teve como objetivo a construção de uma escala de autorrelato voltada à identificação de características relacionadas ao fenômeno. Partindo-se da revisão da literatura nacional e internacional, a qual possibilitou o levantamento daquelas mais comumente relatadas, as características a serem focadas no instrumento foram selecionadas e deram origem aos itens da escala. Resultados de estudos envolvendo a busca por evidências de validade de conteúdo através da análise de juízes (cinco estudantes de pós-graduação atuantes na área de avaliação psicológica), um estudo piloto com o objetivo verificar a adequação dos itens da escala à faixa etária alvo (em 38 crianças de 9 e 12 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes de ensino fundamental) e análise fatorial exploratória (a qual apontou para a existência de quatro fatores presentes na escala, indicando um instrumento multidimensional para avaliação da temática em questão), serão apresentados. De um modo geral, pode-se verificar que os estudos alcançaram os resultados esperados, apontando para evidências de validade baseadas no conteúdo e evidências de validade da estrutura interna da escala, confirmando sua adequação à faixa etária para o qual foi construído. Palavras-chave: avaliação psicológica, construção de teste, validade do teste, análise fatorial. Agência financiadora: CNPq

Resumo Apresentador 3

Apresentação 3: Indicadores de criatividade no Desenho da Figura Humana Karina da Silva Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) Solange Muglia Wechsler (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) O presente estudo teve como objetivo contribuir para a compreensão dos indicadores de criatividade presentes no desenho da figura humana. Assim sendo, participaram 208 crianças de escolas particulares e públicas, com idades entre 9 anos e 11 anos e 11 meses. Foram utilizados dois instrumentos, sendo um protocolo de triagem criativa para o desenho da figura humana, e o Teste de Criatividade Figural Infantil. Os totais dos instrumentos foram comparados por meio de Correlação de Pearson e Análise Fatorial. Os resultados sugeriram que os indicadores tais como Elaboração, Expressão de Emoção e Movimento estão relacionados à características criativas. Foram observadas influências das variáveis tipo de escola e sexo para os itens movimento, perspectiva incomum e uso de contextos. Conclui-se que o desenho da figura humana pode apresentar indicadores válidos de criatividade. Palavras-chave: desenho infantil, criatividade, avaliação psicológica Agência financiadora: Capes

Palavras-chave:
 qualidade psicométrica, avaliação infantil, testes psicológicos