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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 289-2

Poster (Painel)


289-2

BRINCAR E TRATAR: NOVOS OLHARES ÀS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Autores:
Capelo, P. C.1, Martins, M. R.1
1 USF - Universidade São Francisco (Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45 - Centro - Itatiba - SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A Psicologia Hospitalar busca identificar e tratar algumas manifestações das subjetividades que surgem nos pacientes durante o processo de hospitalização. Uma das áreas de grande importância para a atuação do psicólogo hospitalar trata-se da ala pediátrica, onde pode desenvolver diversos trabalhos com as crianças e com os acompanhantes. Nesse sentido, a brinquedoteca hospitalar ajuda a criança a expressar suas vivências por meio do lúdico, ameniza sofrimentos que possam ocorrer durante a internação, estimula o desenvolvimento global da criança, fortalece as relações sociais, desenvolve hábitos de responsabilidade e trabalho e cria um espaço de convivência de interações espontâneas. O presente trabalho, com o intuito de melhorar a qualidade do atendimento infantil e criar um ambiente voltado especificamente às crianças, teve por objetivo a criação e implantação do Projeto de Brinquedoteca Hospitalar em um hospital universitário de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Foram realizadas inicialmente observações participantes e entrevistas semi-estruturadas para identificar as demandas da equipe, das crianças internadas e de seus acompanhantes e posteriormente, uma campanha para arrecadação de brinquedos e móveis necessários para o espaço e a parceria com um projeto de humanização hospitalar. Com a inauguração do espaço, foi então possível realizar diversas atividades lúdicas para trabalhar com o aspecto socioemocional das crianças. O projeto teve grande apoio e aceitação por parte dos envolvidos e trouxe resultados significativos não apenas aos que se encontravam em processo de hospitalização como também às próprias estagiárias que perceberam a possibilidade de uma atuação mais ampliada no contexto hospitalar infantil. Diante disto, foi possível compreender a real importância da escuta e do brincar para a recuperação da saúde da criança e para a continuidade de seu desenvolvimento, bem como identificar a colaboração do trabalho nas relações equipe-paciente e no relacionamento entre pais e filhos.

Palavras-chave:
 Brinquedoteca hospitalar, Desenvolvimento socioemocional infantil, Psicologia Hospitalar