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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 290-1

Oral (Tema Livre)


290-1

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM BANCO DE DADOS INTERNACIONAL

Autores:
Maristela Santos1, Gabriela Spadari1, Talita Silva1, Tatiana Nakano1
1 PUC-CAMPINAS - PUC-Campinas (Av. John Boyd Dunlop - s/n° Jd. Ipaussurama - Campinas - SP CEP: 13060-904)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

As habilidades socioemocionais, também chamadas de competências sociemocionais, tem sido, cada vez mais, destacadas na literatura científica internacional, dada sua contribuição para sucesso escolar, prevenção de infrações disciplinares, desemprego e baixo salário.Com isso, o presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento de pesquisas internacionais publicadas na temática nos últimos cinco anos (2011 a 2015) em uma base de dados internacional. Após consulta ao banco de dados Wiley Online Library, 887 trabalhos científicos foram encontrados a partir dos descritores "socioemotional", "skills" e "psychology”. A leitura de todos os resumos foi realizada, selecionando-se aqueles que continham a palavra “socioemocional” no título, resumo ou palavras-chaves. Assim, 50 trabalhos foram selecionados e analisados em relação ao ano de publicação, área estudada, tipo de estudo, utilização de teste, população estudada e construto avaliado. Os resultados mostraram, de maneira geral, que um crescimento não linear no número de publicações pode ser notado, com maior número de estudos concentrados no ano de 2013. A maior parte dos artigos analisados apresenta-se como resultado de pesquisas empíricas (n=39; 78%), já em relação as áreas, destacou-se a desenvolvimento (n=31; 62%), educação (n=14; 28%), organizacional (n=4; 8%) e saúde (n=1; 2%), tendo como foco principal a temática da interação entre cuidadores e crianças (n=10), seguido de autoregulação (n=6). Verificou-se que 17 diferentes instrumentos foram utilizados nas pesquisas, e ainda destaca-se que, quanto as amostras, essas foram prioritariamente em crianças (n=29). A partir dos resultados foi possível concluir que a temática, ainda que em foco atualmente, ainda apresenta um número pequeno de estudos, bem como várias questões e lacunas a serem investigadas, podendo-se citar, como exemplo, a utilização de diferentes terminologias para o constructo. Sugere-se a ampliação da revisão realizada, considerando-se outras bases de dados, inclusive nacionais, a fim de que o panorama das pesquisas possa ser melhor compreendido.

Palavras-chave:
 Avaliação psicológica, Competências não cognitivas, Competências socioemocionais