Oral (Tema Livre)
294-1 | Evidências de Validade para a Escala de Interesses por Áreas da Psicologia | Autores: | Martins, G. H.1, Ambiel, R. A. M.1 1 USF - Universidade São Francisco (Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, nº 45, Centro, Itatiba - SP CEP 13251900) |
E-mail Apresentador: |
Resumo: Resumo Geral da Mesa
A escolarização formal, seja no nível médio ou superior, favorece que o estudante se depare com situações que exijam dele uma postura ativa quanto à decisões que poderão impactar diretamente sobre seu futuro profissional. Na Psicologia, mais especificamente, o graduando terá de escolher entre áreas de atuação para estagiar e, após o término do curso, exercer sua carreira profissional. Na literatura são encontrados relatos a respeito da necessidade de desenvolver novos instrumentos que visem auxiliar os estudantes de Psicologia quanto às áreas de atuação do Psicólogo. Assim, o presente projeto tem como objetivo verificar evidências de validade e precisão para a Escala de Interesses por Áreas da Psicologia. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa e os dados foram coletados de forma on line. A pesquisa contou com 296 participantes, dentre eles 170 estudantes de psicologia e 126 psicólogos, de diversas regiões do Brasil. Os participantes responderam a dois instrumentos, sendo estes o Questionário de Identificação e a Escala de Interesses por Áreas da Psicologia. Foram enviados convites contendo o link da pesquisa para potenciais participantes por meio de redes sociais e e-mail, no qual os participantes que aceitassem participar da pesquisa só poderiam respondê-la mediante a concordância do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Foi realizada a análise fatorial, que permitiu apurar o agrupamento de 61 dos 93 itens iniciais em oito fatores (Organizacional, Escolar/Educacional, Esporte, Avaliação Psicológica, Saúde/Hospitalar, Jurídica, Neuropsicologia e Trânsito), com precisão (Alfa de Cronbach) variando entre 0,88 (Neuropsicologia) a 0,96 (Organizacional). Apesar dos bons resultados iniciais, três fatores hipotetizados não foram observados, relacionados à Psicologia Clínica, Social e Pesquisa/Docência. Portanto, a partir dos resultados iniciais, percebeu-se a necessidade da formulação de novos itens para cobrir as áreas que não foram representadas. Além disso, outras evidências de validade ainda se fazem necessárias.
Palavras-chave: ensino superior, evidências de validade, interesses profissionais, orientação vocacional, psicometria |