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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 305-2

Oral (Tema Livre)


305-2

Construção da versão atualizada do Subteste Aritmética do Teste de Desempenho Escolar (TDE)

Autores:
Viapiana, V. F.1, Giacomoni, C. H.2, Stein, L. M.1
1 PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Avenida Ipiranga, 6681), 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rua Ramiro Barcelos, 2777)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Teste de Desempenho Escolar (TDE) foi criado em 1994 por Lilian Stein,é composto por três subtestes que avaliam as áreas básicas da aprendizagem escolar: Leitura, Escrita e Aritmética. O TDE é amplamente utilizado por profissionais da saúde e educação, porém apresenta-se desatualizado frente às mudanças da educação básica brasileira. Sendo assim, este estudo teve como objetivo desenvolver uma nova versão do Subteste Aritmética do TDE. Para tanto, realizou-se três etapas sequencias. A primeira consistiu em uma análise sistemática dos livros didáticos indicados pelo Ministério da Educação (MEC) no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). Esta etapa contou com a colaboração de uma expert da área da matemática que identificou os conteúdos de aritmética presentes em mais de 80%dos livros de cada ano escolar.Na segunda etapa realizou-se a construção de 185 itens.Em seguida, ositens foram submetidos à avaliação de seis juízesindependentes, professores de matemática qualificados para tal. Realizou-se uma análise de concordância entre juízes para três critérios de avaliação: 1)Adequação do item ao conteúdo (97,5%); 2)Adequação do item ao ano escolar indicado (94%); 3)Nível de dificuldade do item (fácil, médio ou difícil) (74%). Posteriormente, um expert da matemática analisou os itens que apresentaram bons níveis de concordância entre juízes e excluiu aqueles que avaliavam um mesmo nível de habilidade aritmética. A partir desta análise, selecionou-se 102 itens para compor uma versão preliminar do SubtesteAritmética. Por fim, a terceira etapa testou a versão preliminar do instrumento. Participaram desta etapa 302 estudantes de 1º a 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre/RS.Análises estatísticas descritivas e paramétricas, assim como análises baseadas na Teoria de Resposta ao Item (TRI) possibilitaram a seleção de itens para a versão atualizada do Subteste Aritmética do TDE.

Palavras-chave:
 aritmética, construção de instrumentos, desempenho escolar, psicometria