Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 320-1

Oral (Tema Livre)


320-1

Evidências preliminares da validade da medida de Conflito Trabalho-Família no Brasil

Autores:
Aguiar, C.V.N.1, Bastos, A.V.B.2, Silva, E. E. C.1
1 EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública ( Av. Dom João VI, nº 275, Brotas. CEP: 40290-000), 2 UFBA - Universidade Federal da Bahia (Rua Aristides Novis, Estrada de São Lazáro, 197 CEP 40210-730 - Salvador, Ba)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O conflito trabalho-família é definido como uma forma de conflito entre papéis no qual as pressões advindas do trabalho e da família são mutuamente incompatíveis. Três naturezas distintas podem estar na sua origem: tempo, tensão e comportamento. Além disso, é preciso levar em consideração que se trata de um fenômeno bidirecional, envolvendo tanto a interferência do trabalho na família quanto a interferência da família no trabalho. Embora o caráter multidimensional e bidirecional do conflito seja teoricamente reconhecido, os instrumentos utilizados para a sua mensuração, em geral, não têm sido capazes de saturar todos esses elementos. O presente trabalho teve como objetivo traduzir e adaptar para o contexto brasileiro a medida originalmente proposta por Carlson, Kacmar e Williams. A referida medida foi escolhida em função de contemplar as diferentes naturezas e, também, a bidirecionalidade do construto. Participaram do estudo 214 trabalhadores brasileiros de diferentes segmentos e ocupações. Para a construção do instrumento de pesquisa, foram realizadas a tradução e adaptação dos 18 itens que compõem a escala original. Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória, com método de extração PAF e rotação oblíqua Direct Oblimin. Para verificação da confiabilidade, foi utilizado o coeficiente alpha de Cronbach. Diferentemente do estudo original, que encontrou solução de seis fatores, os resultados preliminares dessa pesquisa apontaram para a solução bifatorial como a que melhor representa a medida, sendo responsável por 43% da variância explicada. Dois itens foram excluídos por apresentarem baixas cargas fatoriais. O primeiro fator agrupou as três naturezas da interferência do trabalho na família, sendo composto por oito itens (α = 0,87). O segundo fator englobou as três naturezas da interferência da família no trabalho, também com oito itens (α = 0,77). Conclui-se que a medida obteve bons indicadores psicométricos na realidade brasileira, revelando-se um instrumento apropriado para a mensuração conflito trabalho-família.

Palavras-chave:
 Conflito Trabalho-Família, Interferência do Trabalho na Família, Interferência da Família no Trabalho, Propriedades psicométricas