Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 369-1

Poster (Painel)


369-1

Sintomas de déficit de atenção e hiperatividade em estudantes de escolas públicas privadas do Riodejaneiro

Autores:
Silva, N. M.1, Borsa,J.C.1
1 PUC-RIO - pontificia universidade catolica do rio de janeiro (Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ, 22451-900 (21) 352)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A importância da discussão sobre o tema Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) vem crescendo cada vez mais e vem se mostrando como uma preocupação recorrente na sociedade atual. Pais e professores apresentam inúmeras queixas de crianças com os sintomas de “desatentas”, “agitadas”,” desorganizadas”, “preguiçosas” e “impulsivas”. Independentemente do nível socioeconômico da família ou do sistema de ensino no qual a criança está inserida, os encaminhamentos ao atendimento psicológico estão cada vez mais recorrentes. Porém, observa-se que casos apresentados com algumas dessas características nem sempre se enquadram em tal diagnóstico, mas, muitas vezes, já são rotulados como tal pela falta de informação de alguns profissionais. Sendo assim a pesquisa nessa área e a busca de informações complementares continuam sendo importantes para a qualidade do rastreio desses sintomas e de seu diagnóstico. O presente projeto tem por objetivo levantar sintomas de comportamentos hiperativos e de desatenção em meninos e meninas estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro e região metropolitana. Especificamente, pretende-se avaliar a frequência e a intensidade dos comportamentos hiperativos e de desatenção em meninos e meninas , de diferentes idades e pertencentes a escolas públicas e privadas.

Palavras-chave:
 sintomas, deficit, atenção, hiperatividade, rio de janeiro