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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 388-1

Oral (Tema Livre)


388-1

Avaliação Psicológica aplicada ao diagnóstico da Discalculia

Autores:
Trassi, A.P.1, Pestun, M.S.V.1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid - Pr 445 Km 380, s/n - Campus Universitário, Londrina -)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mental – 5ª ed. (DSM-V) define a Discalculia como um termo alternativo, utilizado para identificar um padrão de dificuldades relacionadas aos problemas de processamento de informação numérico, aprendizagem de fatos aritméticos e realização com precisão e fluência de cálculos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar um processo de avaliação psicológica utilizado no diagnóstico do Transtorno Específico da Aprendizagem Matemática em uma menina (J.) com 11 anos idade, encaminhada à Clínica Psicológica da UEL com dificuldades de aprendizagem. Inicialmente, foi realizada uma entrevista de anamnese com a responsável pela criança e enviado um questionário para a escola. Em seguida, foram conduzidas em média oito sessões individuais de avaliação psicológica, com aproximadamente 50 minutos de duração cada, em que se aplicaram diversos instrumentos para a avaliação, dentre eles: Escala de Inteligência Wechler para Crianças (WISC-III), Teste de Desempenho Escolar, Prova de Aritmética, dentre outros. Posteriormente, foi realizada uma sessão devolutiva com a responsável e educadores da criança. A partir da avaliação constatou-se que a criança apresentou capacidade cognitiva dentro média, porém com maior dificuldade na área de execução e organização perceptual, bem como raciocínio aritmético, habilidades de manter a atenção e trabalhar seriação e reversibilidade de pensamento, além de habilidades visuo-espaciais, como orientação e mapeamento espacial e análise e síntese-visual. Tais problemas corroboram com os achados de KAEFER (2006) e do DSM-V que indicam prejuízos nas mesmas áreas para indivíduos com Discalculia. Conclui-se, que o diagnóstico correto do transtorno é de extrema importância, pois, a partir dele, a criança deu início as intervenções adequadas as suas reais dificuldades.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Discalculia, Estudo de caso