Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 388-2

Poster (Painel)


388-2

A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA APLICADA À ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores:
Trassi, A.P.1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid - Pr 445 Km 380, s/n - Campus Universitário, Londrina -)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A Orientação Profissional é compreendida como um processo por meio do qual o individuo conhece suas principais características e habilidades, descobre informações sobre suas alternativas profissionais, integrando e analisando tais dados, a fim de tomar sua decisão e construir seu projeto de vida (MOURA, 2011; SPARTA et al, 2006 apud BARBOSA; LAMAS, 2012). Assim, os instrumentos psicológicos nessa área têm por finalidade identificar a maturidade profissional, indecisão e influências familiares na vida do indivíduo (LASSANCE; SPARTA, 2003). Sendo assim, o objetivo desse trabalho é descrever o processo de orientação profissional realizado em uma estudante do 3º ano do Ensino Médio de uma instituição privada do norte do Paraná. A avaliação foi conduzida de acordo com uma adaptação do programa desenvolvido por Moura (2011), nos modelos da Análise do Comportamento. Assim sendo, foram realizadas oito sessões com aproximadamente uma hora de duração cada, sendo a primeira e última feitas com a participação da responsável da adolescente. Durante o processo foram utilizados diversos instrumentos (formais e informais) com a finalidade de trabalhar as seguintes temáticas: Autoconhecimento, Conhecimento da realidade profissional e tomada de decisão. Dentre os testes psicológicos usados estão: Escala de Maturidade para a Escolha Profissional, Bateria Fatorial de Personalidade, Escala de aconselhamento Profissional e Baterias de Prova de Raciocínio. Além disso, foram feitas entrevistas com profissionais, bem como análise dos cursos em que a orientanda estava em dúvida, dentre outros recursos. Ao final da orientação profissional constatou-se que, a adolescente diminuiu seu número de escolhas de três para duas, além de ter ampliado sua maturidade para a escolha profissional, bem como seu autoconhecimento, conhecimento da profissão e seus níveis de responsabilidade e determinação em relação à mesma. Conclui-se, portanto, que o trabalho pode contribuir significativamente para à tomada de decisão dos jovens.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Orientação Profissional, Estudo de caso