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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 394-2

Poster (Painel)


394-2

Estudo psicométrico de uma medida de motivação para aprender no ensino médio

Autores:
Amanda Monteiro Inácio1, Katya Luciane de Oliveira1, Daiane Furlan1, Maria Luzia Mariano1
1 UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445), km 380 - Cx Postal 6.001)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A motivação pode ser considerada como sendo uma variável muito importante para a aprendizagem, pois está relacionada à inclinação para se atingir uma determinada meta, de modo que o mais importante para a aprendizagem seriam as metas que os indivíduos perseguem. No que diz respeito à importância das investigações sobre a motivação para a aprendizagem e os fatores relacionados ao desempenho escolar, tem havido um evidente foco de interesse de pesquisadores no campo. Nesse sentido, compreendendo a motivação segundo a teoria da autodeterminação chegamos ao entendimento da mesma enquanto um conjunto de necessidades psicológicas inatas e uma orientação geral para o crescimento, de modo que esses dois elementos se fazem fundamentais para uma motivação autônoma e um desenvolvimento saudável do indivíduo. O objetivo deste estudo foi levantar as propriedades psicométricas de uma escala de motivação para aprender para alunos do ensino médio, considerando a necessidade de instrumentos que foquem e preconizem essa etapa da educação formal. Foram sujeitos do estudo 420 alunos do 1° e 3° anos do ensino médio de escolas públicas do estado do Paraná, da região norte. Foi empregada uma escala de motivação composta por 29 itens que foi aplicada coletivamente. Os resultados evidenciaram que a análise fatorial exploratória indicou a existência de uma estrutura de quatro fatores na escala. O alpha de Cronbach da escala toda e das quatro subescalas, apontaram que o instrumento apresenta índices aceitáveis de consistência interna embora apresente a necessidade de maior aprofundamento, bem como a construção de novos itens ou reformulação daqueles já existentes.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicoeducacional, Ensino Médio, Motivação