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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 423-1

Oral (Tema Livre)


423-1

Análises psicométricas iniciais do Learning and Study Strategies Inventory em estudantes brasileiros

Autores:
Ganda, D.R.1, Boruchovitch, E.1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (Rua Bertrand Russell, 801, Cidade Universitária, Campinas-SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Learning and Study Strategies Inventory – LASSI foi criado por Weinstein, Schulte e Palmer em 1987, com o objetivo de avaliar as aptidões de estudo, as estratégias de aprendizagem e as atitudes dos alunos no ambiente acadêmico. O instrumento foi adaptado e validado para amostra nacional por Linete Bartalo em 2006, tendo a versão brasileira ficado com 71 itens a serem respondidos numa escala tipo Likert de cinco pontos que variam de 1 (Nada característico em você) a 5 (Totalmente característico em você). O escore total da escala varia de 71 a 355, sendo que maiores escores indicam que os alunos relatam melhores habilidades e uso mais frequente de boas estratégias de estudo. Os itens são agrupados em nove subescalas, sendo as oito primeiras as mesmas propostas na versão original do instrumento: processamento da informação, ansiedade, organização do tempo, concentração, atitude, seleção de ideias principais, auxiliares de estudo, motivação e preocupações ao estudar. Ao final da escala, há um conjunto extra de 11 itens relativos aos hábitos de estudo dos alunos no ambiente virtual – Internet. Para o presente trabalho aplicou-se o LASSI numa amostra de 109 alunos ingressantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública brasileira. As análises da consistência interna, aferidas pelo alfa de Cronbach, relevaram valores considerados de aceitáveis a altos. Na escala total o valor obtido foi 0,903 e em sete das subescalas variou de 0,619 a 0,848. Contudo, nas subescalas ansiedade e motivação os valores encontrados foram, respectivamente, 0,505 e 0,588. Observou-se que com a exclusão de um item em cada subescala, os índices subiram para 0,771 e 0,725. Na subescala extra, referente ao estudo na internet, o alfa foi 0,847. As analises ora realizadas reforçam os dados iniciais obtidos por Bartalo e revelam a confiabilidade do instrumento para uso em nosso meio.

Palavras-chave:
 avaliação psicoeducacional, alunos universitários, aprendizagem autorregulada