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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 429-1

Oral (Tema Livre)


429-1

Desenvolvimento de uma escala de personalidade para motoristas - resultados preliminares

Autores:
de Cuffa, M.1, Nunes, C. H. S. S.2
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, s/n), 2 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, s/n)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A avaliação da personalidade de motoristas é objeto de interesse desde que o primeiro veículo passou a ser conduzido. Muitos estudos internacionais buscaram estabelecer uma relação entre traços de personalidade e o comportamento de motoristas, em especial o comportamento de risco. Alguns traços de personalidade ocupam posição de destaque na investigação do comportamento de risco, tais como busca por sensações, impulsividade, pró-sociabilidade e instabilidade emocional. Apesar da literatura internacional apresentar resultados bastante sólidos no que se refere à relação entre personalidade e comportamentos de risco, poucos estudos brasileiros encontraram resultados semelhantes. Uma hipótese seria a de que nos estudos brasileiros foram utilizados instrumentos gerais de personalidade, enquanto que nos internacionais as escalas específicas predominaram. Tendo em vista este aspecto metodológico, o objetivo deste estudo é desenvolver um instrumento sensível o bastante para captar traços de personalidade relevantes para a avaliação de motoristas. Cento e vinte e três itens foram desenvolvidos e avaliados por seis juízes especialistas. Ao fim deste processo chegou-se à versão da escala contendo 93 itens no formato Likert de sete pontos. Quatrocentos estudantes universitários responderam a versão do instrumento em formato eletrônico. Por tratar-se de uma tese de doutorado em andamento, os resultados são preliminares. Uma análise preliminar para o controle de aquiescência será realizada, seguida por análise fatorial a partir de correlações tetracóricas e rotações ortogonais. E por fim, será examinada a consistência interna da escala e dos fatores, por meio do Alpha de Cronbach. Espera-se confirmar os quatro fatores teóricos (busca por sensações, impulsividade, pró-sociabilidade e instabilidade emocional) além de reduzir o número de itens. Os resultados fornecem informações preliminares acerca da qualidade e viabilidade de um instrumento específico para avaliação da personalidade em motoristas e fornece subsídios para estudos de validade de critério e preditiva de tal instrumento.

Palavras-chave:
 personalidade, trânsito, psicometria