Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 436-1

Oral / Poster


436-1

Avaliação de características patológicas da Personalidade no Brasil: Avanços na investigação de diferentes funcionamentos da personalidade

Autores:
Bacciotti, J.T.1
1 USF - Universidade São Francisco (Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, n. 45. CEP 13251-040. Itatiba-SP.)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Título: Avaliação de características patológicas da Personalidade no Brasil: Avanços na investigação de diferentes funcionamentos da personalidade Autores: Me. Jonatha Tiago Bacciotti (Universidade São Francisco) e Dr. Lucas de Francisco Carvalho (Universidade São Francisco) Resumo: A personalidade é um dos construtos mais pesquisados na psicologia. As características da personalidade e seu funcionamento, bem como as diferentes maneiras de se avaliar esse construto do ponto de vista saudável ou patológico, tem sido alvo de constante investigação. O objetivo do presente trabalho é apresentar um instrumento brasileiro para a avaliação das características patológicas da personalidade (Inventário Dimensional Clínico da Personalidade – IDCP), além de refletir sobre a eficácia desse instrumento a partir de pesquisas realizadas com o mesmo em diferentes populações e de diferentes modos. Os estudos que compõem a presente mesa visam apresentar o funcionamento de algumas dimensões da personalidade avaliadas pelo IDCP, considerando populações clínicas e não clínicas. Espera-se que esta mesa fomente pesquisas na área, bem como estudos com o IDCP, além de possibilitar discussões sobre os delineamentos utilizados.

Resumo Apresentador 1

Título: Revisão e Verificação das Propriedades psicométricas da dimensão Evitação a Críticas do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade Autores: Catarina Sette (Universidade São Francisco) e Dr. Lucas de Francisco Carvalho (Universidade São Francisco) Resumo: Nas últimas décadas vem sendo ressaltada a importância da utilização de testes psicológicos que tenham qualidades psicométricas consistentes e validados para a população brasileira. Partindo desse cenário, o presente estudo teve como objetivo revisar a dimensão Evitação a Críticas do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP), investigando também suas propriedades psicométricas. O IDCP trata-se de um instrumento de autorrelato que avalia traços patológicos da personalidade. Participaram 213 sujeitos, com idade variando entre 18 e 69 anos (M=25,56; DP=8,70), sendo a maior parte do sexo feminino (N=159; 74,3%). Todos os participantes responderam o IDCP e as versões brasileiras do Inventário de Personalidade NEO-PI Revisado e do Personality Inventory for DSM-5 (PID-5). Foram desenvolvidos 470 novos itens e selecionados, por meio de análise de conteúdo, 39 para compor a versão final de aplicação. Com base na análise paralela e análise fatorial, três fatores interpretáveis foram encontrados. Os coeficientes de consistência interna mostraram-se adequados variando entre 0,80 e 0,91 para os fatores. Além disso, foram encontradas correlações esperadas entre o IDCP e os outros testes utilizados. Por fim, ressalta-se a adequabilidade da dimensão revisada na avaliação de traços patológicos do funcionamento evitativo da personalidade. Palavras-Chave: Transtornos de personalidade, psicometria, traços de personalidade.

Resumo Apresentador 2

Título: Aplicação do mapa de itens para investigação da severidade de características patológicas da personalidade Autores: Me. Jonatha Tiago Bacciotti (Universidade São Francisco) e Dr. Lucas de Francisco Carvalho (Universidade São Francisco) Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar o uso conjunto de dois instrumentos que avaliam características patológicas da personalidade, o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP) e o Personality Inventory for DSM-5 (PID-5), dentro do paradigma da validade incremental, bem como verificar a evolução dos construtos utilizados. Para tanto, foram gerados mapas de itens para conjuntos de itens com base em três dimensões do IDCP e cinco facetas do PID-5. Participaram do estudo 642 indivíduos, predominantemente mulheres com ensino superior incompleto e idade igual ou superior a 18 anos, divididos em três grupos (isolamento, dependência e desconfiança) de acordo com as dimensões e facetas respondidas. Em relação aos construtos analisados, a partir dos mapas de itens, gerados com base no rating scale model, referindo-se a cada um dos agrupamentos, observou-se um aumento no nível de severidade patológica com diferentes características, tipicamente relacionadas a transtornos da personalidade distintos. Além disso, os instrumentos demonstraram se complementar na avaliação realizada, conferindo validade incremental. Futuros estudos devem buscar replicar o procedimento utilizado, além disso, demonstrou-se a possibilidade de aplicação clínica desses instrumentos pelo uso do mapa de itens. Palavras-chave: transtornos da personalidade; traços de personalidade; transtornos psiquiátricos.

Resumo Apresentador 3

Título: Investigação do funcionamento clínico da dimensão Dependência do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade Autores: Me. Giselle Pianowiski (Universidade São Francisco) e Lucas de Francisco Carvalho (Universidade São Francisco) Resumo: O Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP), composto por 12 dimensões que visam avaliar o funcionamento patológico da personalidade, vem apresentando adequação na avaliação do funcionamento dependente por meio da sua dimensão Dependência. O presente trabalho teve como objetivo investigar o funcionamento clínico da dimensão Dependência do IDCP, bem como estabelecer ponto de corte para essa dimensão. Para tanto, foram participantes da pesquisa 2503 sujeitos, de ambos os sexos, idade média de 28.77 (DP = 11.05), com escolaridade variando entre ensino médio e pós-graduação (sendo 57.6% superior incompleto), dos quais 2398 eram não pacientes, 84 pacientes não dependentes, 12 dependentes sem comorbidade, 9 dependentes com comorbidade. Os dados foram analisados por meio da Teoria de resposta ao Item. Os resultados revelaram a adequação da dimensão Dependência na discriminação dos grupos clínicos, mostrando uma aglomeração dos indivíduos com funcionamento dependente na parte superior do construto, ressaltando o ajustamento da dimensão na avaliação de características patológicas de dependência, bem como o bom funcionamento da escala na diferenciação dos sujeitos no construto. Os resultados sugerem o theta igual a -0.5 como ponto de corte seguro para dimensão Dependência, o que corresponde ao endosso de no mínimo 3 dos 18 itens que a compõem. Sugere-se ainda a ponderação do endosso aos itens considerando a facilidade e dificuldade dos itens e fatores, reconhecendo o Fator Evitação do Abandono como mais facilmente endossado pela população, e o Autodesvalorização, como o mais difícil. Os resultados explicitam a adequação da dimensão Dependência do IDCP. Palavras-chave: Traços de personalidade, TRI, testes psicológicos; transtornos de personalidade.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Transtornos de Personalidade, Avaliação Psicológica, Psicometria