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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 438-1

Oral (Tema Livre)


438-1

RELAÇÃO ENTRE PERSONALIDADE E LIKES DO FACEBOOK

Autores:
Marie S. Fujisawa1, Claudio Capitão1, Ricardo Primi1, Everson Meireles1
1 USF - Universidade São Francisco (Av. São Francisco de Assis, 218 Jd São Jose. Bragança Paulista- SP cep 12916-542)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O presente estudo avaliou a associação entre características de personalidade baseada no Big Five e marcas curtidas no Facebook. Os dados foram obtidos por meio do aplicativo myPersonality. A amostra incluiu 1.096 usuários do Facebook que responderam ao International Personality Item Pool e que tinham informações sobre likes em marcas globais. Resultados de Análises de Componentes Principais indicaram ser possível agrupar marcas com características semelhantes a partir dos likes dos usuários no Facebook. Por sua vez, resultados de análises de correlação entre características de personalidade e os agrupamentos de marcas revelaram que os consumidores tendem a gostar/curtir conjuntos de marcar que apresentam características parecidas com as suas características pessoais. Análises cegas de especialistas em marketing e brandings agregaram coerência aos resultados empíricos das associações entre personalidade e os likes em marcas, contribuindo para a conclusão de que o comportamento digital de curtir determinadas marcas no Facebook possui relação com a personalidade do usuário e pode ser utilizado para agregar informações estratégicas sobre as marcas por parte das empresas.

Palavras-chave:
 Avaliação de marcas, Branding, Big Five, Facebook, Personalidade