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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 440-1

Poster (Painel)


440-1

A BUSCA DAS REDES SOCIAIS PARA O AUMENTO DA AUTOESTIMA DOS ADOLESCENTES

Autores:
MILITÃO, Andressa Carvalho1, PEREIRA, Amanda Virgínia Brandão1, Pazos, Camila Britto1, AGUIAR, Gessica Tatiane Souza Da Silva1, SANTOS, Juliana Alves dos1, PRAZERES, Paulo Roberto Silva dos1, MIRANDA, Sâmela Raiana Gomes Moreira1, HEREDA, Emilie1
1 UNIFACS - Universidade Salvador (Campus Prof. Barros - Norte Av. Luís Viana Filho 3146. Paralela Salvador - Bahia)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A autoestima refere-se a um conjunto de pensamentos e sentimentos que um indivíduo tem em relação a si mesmo, podendo tratar-se de uma auto avaliação positiva ou negativa. A adolescência sinaliza um período de especial vulnerabilidade em relação a esse fenômeno, dados os arranjos sociais no mundo moderno. O presente trabalho objetivou a elaboração de uma medida para avaliar a autoestima em adolescentes. Participaram 221 adolescentes do nordeste e sudeste, com idades variando entre 12 e 21 anos(x=18,9;dp=3,1) e predomínio do sexo feminino(67,9%). As respostas foram submetidas a uma análise de Componentes Principais, com rotação varimax. Considerando o critério do eigenvalue, foram obtidas três dimensões, conforme esperado pelo modelo teórico (Coopersmith, 1981): Vulnerabilidade(5 itens, envolvendo o quanto o indivíduo demanda da aprovação social), Autoconceito(6 itens, envolvendo a maneira como o sujeito se percebe em termos de seus atributos e capacidades) e Aceitação(7 itens, envolve o componente afetivo da avaliação que o indivíduo faz si). O instrumento apresentou bons indicadores psicométricos, com bons valores no teste de KMO(0,882) e Bartlett(χ²=2295;p<0,001). As cargas fatoriais se mostraram todas superiores a 0,46, com indicadores expressivos de confiabilidade para as três dimensões (α=0,90 para a dimensão de aceitação, α=0,85 para a dimensão de autoconceito e α=0,87 para a dimensão de vulnerabilidade), assegurando ao instrumento boas qualidades psicométricas. Para estudos futuros, recomenda-se a aplicação do instrumento em outras amostras, visando a replicação dos achados.

Palavras-chave:
 Auto-estima, Adolescentes, Validação, Coopersmith