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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 445-1

Poster (Painel)


445-1

Análise quantitativa e qualitativa de desempenho de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no teste Figuras Complexas de Rey

Autores:
Fernanda Rasch Czermainski2, Camila Schorr Miná2, Maira Ainhoren Meimes1,2, Jerusa Fummagalli de Salles2, Cleonice Bosa2
1 FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara (Av. Oscar Martins Rangel, 4500 (ERS 115), Taquara/RS), 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rua Ramiro Barcelos, 2600 - Bairro Santa Cecília Porto Alegre - RS)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por comprometimentos sociocomunicativos e comportamentais. Estudos neuropsicológicos vêm demonstrando a ocorrência de prejuízos significativos nas funções executivas no TEA. São comuns dificuldades envolvendo os componentes executivos: flexibilidade cognitiva, planejamento, controle inibitório e memória de trabalho. Na literatura, observa-se uma carência de análises que examinem mais detalhadamente como estes déficits se apresentam. Objetivo: analisar quantitativamente e qualitativamente o desempenho de crianças e adolescentes com TEA, na figura A das Figuras Complexas de Rey. Participantes: onze crianças (2 meninas e 9 meninos), com idades entre 9 e 14 anos e escolaridade entre quatro e sete anos de ensino formal. Instrumentos: Matrizes Progressivas Coloridas de Raven; Questionário sociodemográfico; Figuras Complexas de Rey. Procedimentos: análise de frequências dos percentis das reproduções (cópia e memória), dos tipos de cópia e análise qualitativa dessas reproduções (estratégia interpretada, planejamento, praxia construtiva, percepção visual e memória de trabalho visuoespacial). Resultados: na reprodução de cópia e de memória a maioria (dez casos) apresentaram percentil igual ou inferior a 10, sugerindo prejuízo significativo na capacidade de percepção visual, praxia construtiva, planejamento e na memória de trabalho. Com relação ao tipo de cópia, a maioria apresentou os tipos IV (três casos) e V (três casos). A análise qualitativa revelou que, na reprodução de cópia, não houve uma estratégia de reprodução identificável, com o predomínio da atenção aos detalhes em detrimento do todo. Na reprodução da memória, constatou-se desproporcionalidade e reprodução de detalhes muito limitada. Ainda, desenhos com traços estereotipados, como produção exacerbada de linhas e repetição de traços do desenho. Conclusão: identificaram-se possíveis comprometimentos envolvendo memória de trabalho visuoespacial, praxia construtiva, percepção e planejamento na execução da tarefa e traços estereotipados nos desenhos, indicando possíveis dificuldades no controle inibitório. Os resultados serão discutidos com base nas teorias de funções executivas e de coerência central.

Palavras-chave:
 autismo, funções executivas, análise qualitativa, Figuras de Rey, avaliação neuropsicológica