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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 450-1

Poster (Painel)


450-1

Orientação Profissional com jovens de um curso pré-vestibular popular no Ceará – Relato de Experiência

Autores:
Hátila de Castro Estevam1, Felipe Coura Rocha1, Pamela Rego Saldanha1, Lucila Moraes Cardoso1
1 UECE - Universidade Estadual do Ceará (Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi, Fortaleza-CE)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A orientação profissional, sendo um dos campos de trabalho do psicólogo, busca facilitar o processo de afirmação da identidade profissional do sujeito como desdobramento de sua identidade pessoal e favorecer a conscientização do significado do trabalho como atividade social. Durante anos, essa prática ficou restrita para estudantes de classes econômicas média e alta e mais recentemente foram divulgadas na literatura científica intervenções com estudantes de menor poder aquisitivo, geralmente oriundo de escolas públicas. O presente trabalho tem por finalidade discorrer sobre o relato de experiência de acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no Programa de Orientação Profissional (POP) em parceria com o curso Pré-vestibular UECEVest, que assume um caráter de cursinho popular destinado ao público mais desfavorecido economicamente. O processo de orientação profissional aconteceu com dois grupos de alunos do referido curso pré-vestibular, um grupo de oito participantes e outro de sete jovens, e que tinham interesse em fazer um processo de Orientação Profissional. O POP foi realizado em sete encontros semanais, sendo seis grupais e um de devolutiva individual. Dos seis encontros grupais, dois foram destinados à aplicação dos instrumentos psicológicos Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI) e a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5). Nos demais encontros, foram desenvolvidas dinâmicas que visavam identificar as influências nas escolhas, o autoconhecimento, identificação de habilidades e o conhecimento sobre as profissões de interesse. Durante a realização dos encontros grupais foram feitas estratégias de avaliação das atividades propostas, tanto por uma enquete em formato de escala Likert de cinco pontos quanto de forma verbal, escrita e por meio de desenhos. De um modo geral, os participantes consideraram que os recursos utilizados foram úteis para favorecer a tomada de decisão, destacando que o processo de autoconhecimento proporcionado durante as discussões e atividades facilitou a escolha por alguma profissão.

Palavras-chave:
 Orientação Profissional, Cursos pré-vestibular, Avaliação Psicológica