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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 466-1

Poster (Painel)


466-1

Evidências preliminares de validade do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais em crianças mineiras

Autores:
Couto, R. S.2, Melo, J. A.2, Marques, K. C.2, Neves, P. S.2, Fernandes, S.2, Silva, R. S.3, Mansur-Alves, M.2
2 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG), 3 CMMG - Faculdade de Ciências Médicas (Alameda Ezequiel Dias, 275 - Centro, Belo Horizonte - MG)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

As habilidades sociais são consideradas fundamentais para o desenvolvimento bem-sucedido na infância, predizendo sucesso acadêmico, interpessoal e saúde mental. Embora seu estudo no Brasil não seja recente, há carência de instrumentos para sua avaliação contendo parâmetros psicométricos investigados para diferentes amostras. O presente trabalho buscou levantar, preliminarmente, evidências de validade e precisão do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR), que está em processo de normatização para o Brasil por Del Prete (2003). Participaram desse estudo 159 crianças do 2º ao 4º ano de escolas públicas de Belo Horizonte - MG, com idade média de 8,25 anos (DP = 0,93), 53,5 % do sexo feminino. Utilizou-se o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais- versão para pais (SSRS-BR), sendo 82,4% dos respondentes eram mães e 12,6 % pais, e 43% dos pais tinham ensino médio completo ou incompleto. A fim de investigar a validade da escala, realizou-se análise fatorial pelo método dos componentes principais e rotação varimax (KMO=0,814; Teste de Esferecidade de Bartlett; p =0,000). Os resultados mostraram que a solução de 04 componentes, explicando 50% da variância, foi a que melhor se adequou aos dados. Pela análise teórica e distribuição dos itens, os fatores encontrados foram: autocontrole/ajustamento, desenvoltura social, cooperação/responsabilidade, e civilidade. Análise de consistência interna indicou precisão elevada da escala total (α=0,875). Para a escala de problemas de comportamento, a solução de 02 componentes (internalizante e externalizante), que explicaram juntos 49,5% da variância, foi a que melhor se adequou aos dados. Análise de consistência interna pelo método do alfa de Cronbach indica precisão elevada de ambos os fatores. Os resultados divergem daqueles já apresentados para esta escala no que se refere ao número de fatores avaliados. Contudo, novos estudos são necessários com amostras maiores e mais heterogêneas a fim de verificar se este resultado é generalizável. Apoio: FAPEMIG

Palavras-chave:
 habilidades sociais, crianças, validade, precisão