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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 483-1

Poster (Painel)


483-1

Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento em Crianças de Contextos de Alta Vulnerabilidade Social

Autores:
MELO, J. A.1, MARQUES, K. C.1, CHRISTO, L. v. D.1, SILVA, L. L. F. B.1, COUTO, R. S.1, ESCOLÁSTICO, T. B. D. F.1, SILVA, R. S.2, MANSUR-ALVES, M.1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG), 2 FCMMG - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (Alameda Ezequiel Dias, 275 - Centro, Belo Horizonte - MG)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O desenvolvimento das habilidades sociais (HS) atinge o período mais crucial na infância, quando a criança recebe estímulos que podem influenciar no aparecimento de comportamentos e interações sociais mais ou menos adequadas no futuro. Assim, este estudo tem como objetivo investigar a relação entre HS e os problemas de comportamento em crianças inseridas em contextos de alta vulnerabilidade social. Participaram do estudo 159 crianças de escolas públicas de Belo Horizonte – MG, com idade média de 8,25 anos (DP=0,93), 53,5% do sexo feminino. 43% dos pais possuíam ensino médio completo e 68% das famílias ganhavam uma renda mensal média de 1 a 5 salários mínimos. Utilizou-se como instrumento o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais – versão para pais (SSRS-BR), em processo de adaptação para o Brasil por Del Prette (2003). Para o presente estudo, foram consideradas as dimensões autocontrole, desenvoltura, cooperação/responsabilidade, bem como problemas de comportamento internalizantes e externalizantes. Foi encontrada associação negativa entre problemas externalizantes e as dimensões autocontrole (r=-0,535), desenvoltura social (r =-0,331) e cooperação/responsabilidade (r =-0, 539). Também se observou correlação negativa e moderada entre problemas internalizantes e as dimensões autocontrole (r =-0,394), desenvoltura social (r =-0, 428) e cooperação/responsabilidade (r =-0,505). Encontrou-se correlação moderada e positiva entre problemas internalizantes e problemas externalizantes (r =0, 581). Todos os resultados foram significativos ao nível de p <0,05. Os resultados apontam que, de forma geral, crianças com melhores habilidades sociais, mesmo em contextos de alta vulnerabilidade social, apresentam intensidade mais baixa de problemas de comportamento, tanto internalizantes quanto externalizantes. Novos estudos são necessários para generalização dos achados para amostra com características semelhantes. Ressalta-se o papel fundamental do treinamento em HS para a redução dos problemas de comportamento na infância.

Palavras-chave:
 habilidades sociais, infância, problemas de comportamento