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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 484-1

Poster (Painel)


484-1

Depressão na infância: a importância do psicodiagnóstico infantil

Autores:
Remião, R.1, Boff, C.1
1 CIPT - Contemporâneo: Inst de Psicanálise e Transdisciplinaridade (Rua Casemiro de Abreu, 651 - Rio Branco, Porto Alegre - RS)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Introdução: A depressão tem alta incidência nos dias atuais e muitas pesquisas surgem para compreender este fenômeno psicológico, que atinge as diferentes etapas do ciclo vital. O interesse pela manifestação de sintomas depressivos em crianças é recente. Até a década de 60, acreditava-se que a depressão nesta faixa etária fosse rara ou até inexistente, em razão da imaturidade psíquica e cognitiva das crianças. Além disso, a manifestação dos sintomas depressivos na criança tende a se diferenciar em alguns aspectos do quadro sintomático do adulto descrito pelos manuais diagnósticos. Objetivo: Descrever a importância do psicodiagnóstico na infância, como forma de diagnosticar precocemente um episódio depressivo nesta fase do ciclo vital, visando auxiliar o processo diagnóstico e prognóstico desse tipo de transtorno. Método: Esta é uma pesquisa qualitativa, documental, retrospectiva, com delineamento de estudo de caso único. Resultados: Através do psicodiagnóstico, foi possível descartar a hipótese diagnóstica inicial de Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, confirmando o quadro de Episódio depressivo moderado, que estava trazendo uma série de prejuízos cognitivos e funcionais a vida da paciente. Conclusão: O psicodiagnóstico na infância mostra-se como uma estratégia técnica essencial, em que a criança poderá ser beneficiada através de um trabalho paliativo e, sobretudo, preventivo quanto ao diagnóstico e prognóstico. Visando, desta forma, discutir a melhor indicação terapêutica, com o objetivo de diminuir os sintomas a curto e longo prazo, pensando na melhor qualidade de vida possível ao sujeito que apresenta sintomas depressivos ainda na infância.

Palavras-chave:
 psicodiagnóstico, depressão, infância