Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 492-1

Poster (Painel)


492-1

Avaliação Neuropsicológica de uma Criança com Histórico de Crises Convulsivas

Autores:
SILVANA LACERDA2,3,3, Carlos Freire3, CECÍLIA RAPOSO3, ALINE LACERDA3,4
2 ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Campo Grande, 376, 1749-024 - Lisboa), 3 ESUDA - FCHE - Faculdade de Ciências Humanas (Rua Bispo Cardoso Ayres S/N, 50050-480 Santo Amaro - Recife), 4 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária - 50670-901 Recife)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

As crises convulsivas se caracterizam por uma descarga desorganizada de eletricidade que podem acometer todo o cérebro causando uma série de alterações importantes, incluindo danos às áreas responsáveis pela percepção visual e atenção. Este trabalho tem como objetivo descrever a avaliação neuropsicológica da percepção visuoconstrutiva e atenção de um paciente com histórico de crises convulsivas, utilizando o teste das Figuras Complexas de Rey (FCR) e Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA). A criança tinha 11 anos e não fazia uso de anticonvulsivantes. No teste FCR, a criança apresentou um tempo de execução do desenho considerado dentro da média para sua idade e desenvolveu o desenho a partir da justaposição de detalhes, onde o participante monta os elementos a partir de seus detalhes sem um elemento diretor da reprodução. Esta é a reação dominante em crianças de cinco a 10 anos, para crianças de 11 anos, é um tipo secundário de desenho que aparece razoavelmente. Quanto à fidelidade dos elementos da cópia, a criança obteve resultado inferior à média. No BPA, a criança apresentou um desempenho médio inferior de acordo com a sua faixa etária e escolaridade para atenção concentrada. Na avaliação da atenção dividida, ela apresentou um desempenho médio quanto à sua faixa etária, e médio superior quanto à sua escolaridade. Já na atenção alternada, seu desempenho foi classificado como médio inferior em relação à faixa etária, e médio superior quanto à escolaridade. Os testes mostraram leves alterações visuoconstrutivas na criança. Palavras chave: Crises Convulsivas; Percepção Visuoconstrutiva, Atenção

Palavras-chave:
 Crises Convulsivas, Percepção Visuoconstrutitiva, Atenção