Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 494-1

Poster (Painel)


494-1

Diferenças entre os Sexos no Desempenho do Teste de Pfister em Crianças e Adolescentes.

Autores:
PEREIRA JÚNIOR, O. P.1, CHAGAS, L. E.1, Resende, A, C.1, FREITAS, B. V. M.1, CARDOSO, C. R.1, Oliveira, E.R.1
1 PUCGOIAS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Av, Universitária 1.440, Setor Universitário), 2 PUCGOIAS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Av, Universitária 1.440, Setor Universitário), 3 PUCGOIAS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Av, Universitária 1.440, Setor Universitário), 4 PUCGOIAS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Av, Universitária 1.440, Setor Universitário), 5 PUCGOIAS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Av, Universitária 1.440, Setor Universitário), 6 PUCGOIAS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Av, Universitária 1.440, Setor Universitário)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Introdução. Um dos testes que podem ser úteis para avaliação psicológica infanto-juvenil é o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC), técnica expressiva que avalia aspectos cognitivos e a dinâmica emocional do indivíduo. Estudos demonstram que diferenças entre os sexos em crianças e adolescentes não são muito evidentes na maioria das variáveis do TPC. No entanto, as diferenças encontradas sugerem que meninas expressam mais suas angústias e sentimentos. Os meninos, por sua vez, apresentam maiores mecanismos de defesa para a repressão afetiva. Objetivo Geral. Verificar possíveis influências do sexo no desempenho médio no teste por grupos etários. Método. Participaram 367 crianças e adolescentes goianos (197 F e 170 M), entre 07 e 14 anos, de escolas públicas e particulares, com nível de inteligência geral dentro da média. Foram distribuídos em três grupos etários: Grupo 1, 7 a 9 anos; Grupo 2, de 10 a 12 anos; Grupo 3, 13 e 14 anos. Foi administrado o TPC em única sessão individual. Resultados. No Grupo 1, meninas apresentaram frequências significativamente maiores de Tapetes Puro, e das cores Vermelha e Violeta. Meninos tiveram frequência significativamente maior do Tapete com Início de Ordem, das cores Verde e Cinza. No Grupo 2, meninas apresentaram maior uso da cor Violeta, e os meninos mais Formações Simétricas, uso das cores Verde, Marrom e Preto, com predomínio da Síndrome Incolor. No grupo 3, meninas construíram mais Tapetes Furados e usaram mais o Violeta. Meninos mantiveram a maior frequência da cor Verde. Conclusão. As meninas, independente da faixa etária, apresentam atitudes que revelam maior tensão e ansiedade na maneira que lidam com as emoções, ainda que sejam mais receptivas ao contato social do que os meninos. Eles, por sua vez, demonstraram, em qualquer idade, maior equilíbrio emocional. Além disso, apresentaram maiores tendências a restringir a expressão de suas emoções.

Palavras-chave:
 Aspectos cognitivos, Avaliação Psicológica, Crianças e Adolescentes, Diferenças entre os Sexos, Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister