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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 494-2

Poster (Painel)


494-2

Diferenças entre os desempenhos de crianças e adolescentes no Teste de Zulliger Sistema Compreensivo

Autores:
Pereira Júnior, O. P.1, Carvalho, A. C. M.1, Resende, A. C.1, Lopes, M. R. P. R.1, Souza, J. O.1, Souza, C. C.1
1 PUC GOIÁS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Av. Universitária, Setor Universitário, Área 4, Goiânia-GO)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Os desempenhos padrões permitem comparar o sujeito com os seus pares ou consigo mesmo em diferentes aspectos avaliados de sua personalidade, aptidão, atitude, inteligência ou motivação. O desempenho do indivíduo pode variar de uma cultura para outra e de uma região para outra, de acordo com os fatores de seu entorno. O Teste de Zulliger, instrumento de avaliação da personalidade, tem sua referências normativas para a população adulta, contudo ainda não abarcou essa população. Objetivo. Apresentar diferenças significativas do desempenho de uma amostra de crianças e adolescentes com desemepnhos típicos em três faixas etárias. Método. Participaram 304 crianças e adolescentes do estado de Goiás com idades entre sete e 14 anos (M=10,27 anos e DP=2,2), do sexo feminino (51,3%) e masculino (48,7%), de escolas públicas (41,8%) e particulares (57,9%). As faixas etárias foram divididas em 7 a 9 anos – G1 (37,8%), 10 a 12 anos – G2 (42,1%) e 13 e 14 anos – G3 (20,1%). A aplicação do teste seguiu a forma padronizada para adultos. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística comparativa. Resultados e Discussão. As diferenças mais significativas ocorreram no âmbito da ideação. Os adolescentes (G3) revelaram associações de ideias mais conectadas e compreensíveis, ou seja, menos divagações irrelevantes do que as crianças com menos idade (G1). Observou-se um desempenho mais ajustado e maduro nos adolescentes (G3), como seria esperado. Os dois grupos de crianças apresentaram desempenhos muito semelhantes, e as diferenças encontradas devem ser cuidadosamente observadas. Neste estudo há evidências favoráveis da validade do uso do ZSC em crianças e adolescentes, que mostrando-se capaz de identificar diferentes níveis de funcionamento psicológico na faixa etária investigada. Esse trabalho recebeu o apoio financeiro da FAPEG.

Palavras-chave:
 Adolescentes, Crianças, Teste de Zulliger SC