Oral (Tema Livre)
500-1 | Fundamentos e métodos para a avaliação das funções psicológicas superiores no contexto da educação especial | Autores: | SANTOS, A. M.1, ANACHE, A. A.1 1 UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Mato Grosso do Sul; Cidade Universitária; CEP: 79070-900.) |
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Resumo: Resumo Geral da Mesa
Os debates entorno da Avaliação Psicológica, notabilizam um processo de transformação das questões postas à discussão da qualidade ética e técnica das práticas profissionais. Extrapolam-se as preocupações relativas às evidências de validade e dados normativos dos instrumentos psicológicos e, verificam-se inquietações de ordem teórico-metodológica sobre potencialidades e limites dos testes e técnicas psicológicas diante dos objetivos definidos à avaliação. Esse cenário aponta para a necessidade de trabalhos destinados a investigar a construção do conhecimento sobre o funcionamento psicológico e dos métodos disponíveis para tanto, não com centralidade no exame dos instrumentos e técnicas propriamente ditos, e sim das informações às quais oferecem o acesso, das interpretações dos dados e, portanto, do julgamento clínico. Avançar sobre esta proposta exige um processo de aprofundamento teórico sobre a compreensão do funcionamento psicológico e sua expressão, bem como dos objetivos da avaliação psicológica em um determinado contexto. Nesse sentido, este trabalho objetiva o estudo das funções psicológicas superiores (FPS) na perspectiva da psicologia histórico-cultural e, tem como foco a análise da avaliação psicológica no contexto da educação especial. O estudo baseia-se em uma revisão da literatura com análise textual e subtextual das obras de Vigotski e Luria a partir de fontes primárias e secundárias às suas contribuições no entendimento da constituição psicológica e dos métodos da investigação em psicologia. Os autores oferecem relevância à análise das condições concretas do indivíduo para compreensão das FPS e, à abordagem das propriedades e funções de dimensão psicológica a partir de como elas se determinam e se relacionam. Inclui-se em suas ponderações a posição de que as ferramentas psicológicas, o desenvolvimento de métodos internos e a habilidade de organizar funcionalmente o próprio comportamento, são indicadores para a caracterização do desenvolvimento da mente, mas requerem contextualizações no objetivo de avaliação.
Palavras-chave: Avaliação psicológica, Cognição, Linguagem, Necessidades educativas especiais, Psicologia histórico-cultural |