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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 526-1

Poster (Painel)


526-1

INSTRUMENTOS DE COPARENTALIDADE: QUAL DEVO USAR?

Autores:
Carvalho, T. R.1, Barham, E. J.1
1 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 - São Carlos/SP - Brasil CEP 13565-905)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O modelo cultural no qual ambos os membros dos casais trabalham fora e participam da criação de seus filhos está requerendo a construção de um novo padrão de interação, chamado coparentalidade, que se refere às formas como os pais se inter-relacionam para lidar com o papel parental. A qualidade da relação coparental influencia tanto no desenvolvimento dos filhos quanto no relacionamento conjugal do próprio casal. Visto que o estudo da coparentalidade é recente no Brasil, não foram encontrados instrumentos adaptados para a população brasileira que visem medir esse construto. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi de comparar as evidências de validade de instrumentos internacionais de coparentalidade e escolher aquele com as melhores propriedades psicométricas, que possa ser adaptado futuramente para uso no Brasil. Por meio de uma busca sistemática em bases de dados eletrônicas (Bireme, PePSIC, IndexPsi Periódicos, Web of Science e PsycINFO), encontramos 33 artigos que faziam uso de instrumentos de coparentalidade ou que apresentavam dados de validação desses instrumentos, publicados em português, espanhol ou inglês. A leitura desses artigos indicou a necessidade de incluir outros dois, por conterem a versão completa dos instrumentos e dados iniciais de validação dos mesmos, totalizando 35 artigos. Depois de analisar as informações extraídas desses artigos, elegemos o Coparenting Relationship Scale por: (a) aparentar ser relevante ao contexto brasileiro, (b) possuir evidências satisfatórias sobre a validade interna e externa, (c) ser uma versão aprimorada de escalas anteriores, (d) apresentar itens com potencial para serem usados com pais de crianças pequenas e (e) ser de fácil aplicação. Esperamos que, depois de adaptado e validado, o instrumento auxilie na elaboração de intervenções que favoreçam o desenvolvimento de habilidades por parte de mães e pais em conflito, de forma que eles consigam agir no papel parental como uma equipe unida. Instituições de fomento: CAPES, FAPESP

Palavras-chave:
 coparentalidade, instrumento, psicometria